sábado, 21 de outubro de 2017

Simpósio da Família Vicentina com o Papa Francisco no 400º Aniversário do Carisma


Dos dias 12 a 15 de outubro, a Família Vicentina se reuniu em Roma para disfrutar de um Simpósio com o Papa Francisco no marco do 400º Aniversario do Carisma Vicentino com a participação de mais de 10.000 vicentinos.

Foram aproximadamente 10.000 vicentinos os que puderam vivenciar este Simpósio, evento mais que especial que congregou uma nutrida representação de cada Ramo da Família Vicentina proveniente de mais de 150 países onde está instaurada. 

Na quinta, 12 de outubro, depois do credenciamento, os participantes do Simpósio se dirigiram a São João de Letrão para ter um momento de oração em honra a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. 

Sexta, 13 de outubro, foi o dia dedicado à formação, e se deu com distintas conferências que objetivaram ao aprofundamento na particularidade do carisma vicentino. As conferências foram ministradas nos mais distintos idiomas e tinham como título: “Espiritualidade vicentina e desafio profético”, “Formação vicentina e a comunicação na era da informação” e “Os serviços vicentinos: a partir daqui… até onde? O tempo formativo foi concluído com uma Eucaristia, enquanto que a jornada da tarde esteve dedicada aos jovens consagrados e aos jovens adultos. (Resumo das conferências)

No sábado, 14 de outubro, os participantes viveram o momento mais emocionante do Simpósio, com a celebração da Eucaristia na Praça de São Pedro, presidida pelo Papa Francisco. Na mesma, o Papa se dirigiu a todos os vicentinos para alentar-nos em nosso especial carisma de ajuda ao próximo, que se alimenta e tira sua força da adoração al Senhor, animando-nos a seguir o exemplo de São Vicente de Paulo. “O que ama”, disse o Papa Francisco, “não fica numa poltrona olhando, esperando o advento de um mundo melhor, senão que com entusiasmo e simplicidade se levanta e vai”, “tirando cada dia da adoração o amor de Deus, difundindo-o por todo o mundo através do bom contágio da caridade, da disponibilidade e da concórdia”. (Ver aqui discurso do Papa na íntegra)

Neste mesmo momento e como exemplo prático de um Carisma vivo, abriu-se oficialmente o Projeto “Aliança vicentina rumo às pessoas sem lar” - Famvin Alhiance; que pretende globalizar a ajuda a este coletivo melhorando, e na medida do possível erradicando, a situação de milhões de personas que, nos dias de hoje, continuam vivendo na rua.

Em seguida, e com o coração cheio das palavras do Santo Padre, os vicentinos congregados em Roma se reuniram de novo, esta vez na Basílica de São Paulo Extramuros para viver uma Vigília de Oração. Ali repousaram as mensagens do Papa Francisco no espírito dos vicentinos, bem como, continuou batendo o coração vicentino por este carisma que se dá ao próximo, e ao pobre com especial devoção.

Esta mesma Basílica de São Paulo foi o lugar escolhido para encerrar este Simpósio, no dia 15 de outubro, através de uma solene Eucaristia presidida pelo Superior Geral da Congregação da Missão, Pe. Tomaž Mavrič, CM, coroamento de um encontro que acredita 400 anos de história do Carisma, mas também, que deixa patente o futuro de uma vocação de serviço que está muito viva e que tem a mensagem das bem-aventuranças em seu interior. 

Fonte: SSVP Espanha



Nenhum comentário: