segunda-feira, 11 de maio de 2020

Com Maria, rezemos a Vocação Vicentina - II Semana



Com Maria, rezemos a Vocação Vicentina
Uma proposta para o Mês mariano – 2020 – 2ª Semana
Pe. Denilson Mathias, CM
Orientações:
  • Você poderá escolher um dia da semana para fazer essa oração sozinho ou em comunidade.
  • Ela pode ser adaptada para qualquer Ramo da Família.
  • Rezemos pelas vocações geradas em nosso tempo e por aquelas que já fizeram a sua adesão definitiva à Vida Consagrada Vicentina.
  • Este é o segundo encontro, serão quatro para o mês de maio.
  • Prepare um ambiente agradável e favorável para um momento tranquilo de oração.


“E Maria Visita Sua Prima Isabel”!
Comentarista: No nosso segundo encontro, queremos rever o sentido da Visitação de Maria. Depois de dizer sim a Deus, estando grávida, Maria se alegra com a boa notícia de que sua prima, já idosa, seria Mãe. Maria se coloca a caminho, não para uma visita de cortesia, ela sai para ajudar. Ela vai para estar junto. O “eis aqui” de Maria desemboca numa tarefa, numa missão: estar a caminho para servir. Fazer a vontade de Deus é colocar-se na estrada, é disponibilizar-se para o caminho do serviço.
Cantemos a alegria de servir, cantemos a disponibilidade amorosa que nos leva ao próximo:
Eis-me aqui Senhor, eis-me aqui Senhor, pra fazer tua vontade, pra viver do teu amor, pra fazer tua vontade, pra viver do teu amor, eis-me aqui Senhor!

Dizer sim a Deus é estar em estado de prontidão para ajudar!
Leitor 1: Maria, muito mais jovem que sua prima Isabel, sabe o que fazer. Diante da gravidez daquela que já era uma senhora, Maria reconhece a sua necessidade e vai ao seu encontro. Vai caminhando, vai para ajudar. O chamado vocacional nos ajuda a reconhecer a situação do outro, os seus limites e as suas necessidades, além de nos ensinar que o objetivo único da nossa entrega é o serviço gratuito. Este, não espera recompensas, nasce de um amor profundo, que nos identifica com Aquele que nos chamou.

Nasceu o sol, lindo arrebol,
manhã de luz, porque Jesus venceu a morte, nos deu uma nova vida, Jesus ressuscitou!
Vê o jardim como floriu, aquela flor desabrochou e nos olhares brotou a esperança, Jesus ressuscitou!
Aleluia! Aleluia!
Aleluia! Aleluia!
Nós temos vida nova no amor. (Bis)

Leitor 2: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 1, 39-45):
Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!"– Palavra da Salvação!

Meditando no coração:
(Momento silencioso para refletir)
  1. É fácil falar de amor e de caridade, mas é difícil vivê-los, porque amar significa servir, e servir exige renunciar a si mesmo. A nossa vocação pode ser relida na linha do serviço ou tendemos mais a respondê-la na linha da comodidade?
  2. No ato da sua entrega total a Deus, Maria muda os planos e os projetos que tinha para a vida, esquece-se completamente de seus próprios assuntos. Temos caminhado na direção do abrir mão dos meus projetos, dos meus assuntos, para entregar-se aos projetos e aos assuntos de Deus?
  3. Maria não se imagina superior em nenhum momento, não busca pretextos por não poder se arriscar numa viagem tão longa pelo fato de estar grávida. Quais são os pretextos que utilizamos ao não desejarmos assumir esta ou aquela missão? Tem sido mais fácil dizer sim ou não àquilo que nos é proposto?
  4. Maria nunca atua sozinha, mas sempre numa união perfeita entre Mãe e Filho. Onde está Maria, ali está também Jesus. No encontro entre Maria e Isabel, essa união entre Mãe e Filho se manifesta. No nosso contato com os pobres, com os necessitados, temos manifestado a eles a presença do Cristo que habita em nós ou somente levamos a eles a nossa presença assistencial?

Cantemos ao Senhor
Vem Maria, vem, vem nos ajudar neste caminhar
Tão difícil, rumo ao Pai. (BIS)
Vem, querida Mãe, nos ensinar
A ser testemunhas do amor
Que fez do teu Corpo sua morada
Que se abriu pra receber o Salvador.
Nós queremos, ó Mãe, responder
Ao amor do Cristo Salvador Cheios de ternura
colocamos confiantes em tuas mãos esta oração.

Comentarista: Tendo meditado, no silêncio dos nossos corações, quais são as experiências que podemos compartilhar? O que nos disse o Senhor? É hora de falar daquilo que o coração está cheio.

Iluminados por São Vicente
Comentarista: Vamos ler algumas frases de São Vicente, de depois de cada uma delas cantaremos o seguinte refrão alternando os dizeres:
Quero amar Jesus, como tu, Maria, como tu, um dia, como tu, Maria (seguir, servir, levar, viver).

  1. “Acolhia em seu coração as palavras de seu Filho; enchia-se delas e as meditava logo, de forma que não perdia nada de tudo quanto Ele dizia… Sim, a Santíssima Virgem… Não deixava de acolher com esmero as sagradas palavras de seu Filho; o quê devemos fazer para tentar conservar em nossos corações a unção destas santas palavras”? (IX, 370).
  2. Maria é discreta: “...é manter-se retirada (o), como fazia a santíssima Virgem, sem fazer nenhuma visita inútil e falando pouco” (IX, 315).
  3. Maria é perseverante: “Perseverou em meio a todas as dificuldades que se apresentaram durante a vida e até a morte de Nosso Senhor” (X, 937).
  4. Sobre a visita aos pobres: “Há que fazê-la pensando somente em Deus e como a fez a Santíssima Virgem, quando foi visitar a Santa Isabel, isto é, com toda mansidão, com amor, com caridade” (IX, 246).

Consagrados em saída, um convite para levar Jesus!
Comentarista: Maria é a terra de encontro com Cristo e ela nos conduz até Ele, nos guia, nos cuida e nos acompanha em nosso caminhar rumo a Ele. Maria não apenas nos conduz para Cristo, mas traz, primeiramente, Jesus ao mundo e aos homens. É sua grande tarefa de Mãe de Deus. E em sua visita, a casa de Isabel realiza, por primeira vez, esta sua grande missão: leva a ela seu Filho. Rezemos juntos:
“Deus eterno e todo poderoso, em vosso imenso amor inspirastes Maria a visitar sua prima Isabel, quando trazia em si o Vosso Filho, concedei-nos por sua intercessão que, respondendo fielmente aos apelos de Vosso Espírito, procuremos amar eficazmente o próximo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém. Nossa Senhora da Visitação, Rogai por nós”! 
Canto: “Maria de Nazaré”
Maria de Nazaré, Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me adotou
Às vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra Virgem de Nazaré
Menina que Deus amou e escolheu
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do Céu
Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus!
Maria que eu quero bem, Maria do puro amor
Igual a você, ninguém
Mãe pura do meu Senhor
Em cada mulher que a terra criou
Um traço de Deus Maria deixou
Um sonho de Mãe Maria plantou
Pro mundo encontrar a paz
Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pra seu Deus
Maria do povo meu

Comentarista: Finalizemos a nossa oração rezando juntos a oração pelas vocações vicentinas:
Esperança de Israel.
Esperança de Israel, seu Salvador no tempo da
tribulação, do alto do céu, dignai-vos lançar sobre nós um olhar propício. Vede e visitai esta vinha; inundai de águas fecundas todos os seus sulcos; multiplicai seus rebentos e tornai-a perfeita. Foi a vossa mão direita que a plantou.

A seara é verdadeiramente abundante, mas os operários são poucos. Nós vos pedimos, pois, a vós que sois o Dono da seara, que envieis operários para a vossa messe.

Multiplicai a família e enchei-a de alegria, a fim de que sejam edificadas as muralhas de Jerusalém.

É vossa esta casa, ó meu Deus! É vossa esta casa! Nela não haja, eu vos suplico, nenhuma pedra que não tenha sido colocada pela vossa santa mão.
E aqueles a quem vós chamastes conservai-os em vosso nome e santificai-os na verdade.

Amém!

Nenhum comentário: