segunda-feira, 11 de maio de 2020

Com Maria, rezemos a Vocação Vicentina. I Semana



Com Maria, rezemos a vocação vicentina!
Uma proposta para o Mês mariano – 2020 – 1ª Semana
Pe. Denilson Mathias, CM

Orientações:
·         Você poderá escolher um dia da semana para fazer essa oração sozinho ou em comunidade.
·         Ela pode ser adaptada para qualquer Ramo da Família.
·         Rezemos pelas vocações geradas em nosso tempo e por aquelas que já fizeram a sua adesão definitiva à Vida Consagrada Vicentina.
·         Este é o primeiro encontro, serão quatro para o mês de maio.
·         Prepare um ambiente agradável e favorável para um momento tranquilo de oração.

“Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim tua palavra”!

  • Comentarista: Neste primeiro encontro, no mês de maio, mês de Maria, queremos rezar a disponibilidade para o serviço e a fidelidade a Deus, que é fiel a nós. Assim como Maria, queremos renovar o nosso sim. Assim como Maria, queremos estar dispostos a ir e vir aonde Deus nos enviar. Como dizia São Vicente: “Não sou daqui nem dali, mas de qualquer lugar onde Deus quer que esteja”.
  • Cantemos a fidelidade daquele que nos quis chamar: Aquele que vos chamou aquele que vos chamou.  É fiel, é fiel. Fiel é aquele que vos chamou!
Rezemos o coração aberto e sempre disponível de Maria!

Leitor 1: Maria, tão jovem e tão sensível aos apelos do Senhor. A jovenzinha de Nazaré ainda não sabia o que a esperava mais adiante, na sua jornada tipicamente vocacional. Apenas não teve medo, não titubeou e disse sim  quando a voz do Senhor lhe caiu bem clara ao coração. Maria é o protótipo para a nossa oração confiante: “Senhor, aquilo que tu queres e como queres, eu quero também”. Ouçamos com alegria a passagem da Anunciação.
Aleluia, aleluia / Aleluia, aleluia. Aleluia, aleluia / aleluia, aleluia (Bis)
No evangelho da vida / que nos traz a salvação, Jesus Cristo nos convida / e nos guia na missão.

Leitor 2: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 1, 26-38):
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Ela ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação. O Anjo, porém, acrescentou: "Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim". Maria, porém, disse ao Anjo: "Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?“ O anjo lhe respondeu: "O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril. Para Deus, com efeito, nada é impossível." Disse, então, Maria: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o Anjo a deixou. – Palavra da Salvação!

Meditando no coração:
(Momento silencioso para refletir)
  1. O chamado de Deus é precedido pelo espírito da alegria: “alegra-te”. Alegro-me por ser chamado? Alegro-me pelos frutos da minha vocação? Ou, ao contrário disto, penso somente nas pedras do caminho?
  2. “Não temas”! O Espírito de Deus é capaz de tirar todo medo. Andamos carregando medo, na mochila da vida, ao longo do caminho? De que poderíamos ter medo? Quais são as coisas que tiram o foco da nossa resposta positiva a Deus?
  3. Para além das nossas situações pessoais, abrimo-nos à ação do Espírito do Altíssimo, que vem sobre nós, nos cobre com sua sombra e nos enche de Jesus Cristo? Temos confiado?
  4. Rememore a sua vocação. Lembre-se do sim livre e espontâneo dado no dia da sua partida para viver mais plenamente a sua vocação. Você pode rezar como na primeira vez, renovando a fidelidade no seu chamado pessoal: Eis aqui o servo do Senhor, faça-se em mim tua palavra.
Cantemos ao Senhor
Senhor, chamaste-me, aqui estou! Chamaste-me, aqui estou! Ô, ô, ô! Ô, ô, ô! Chamaste-me, aqui estou!
·       
        Comentarista: Tendo meditado, no silêncio dos nossos corações, quais são as experiências que podemos compartilhar, desta escuta de nós mesmos e daquilo que o Espírito de Deus nos comunicou, neste momento? É hora de falar daquilo que o coração está cheio.

Iluminados por São Vicente
·       Comentarista: Vamos ler algumas frases vocacionais, de São Vicente, de depois de cada uma delas cantaremos o seguinte refrão:
 Ensina-nos a amar, Vicente de Paulo, ao pobre nosso irmão, como o amaste tu! (bis)
1.       Amar a Deus sobrenaturalmente: é amá-lo mais que todas as coisas, mais que pai, mãe, parentes, amigos, ou criatura qualquer; é amá-lo mais do que a si mesmo...” (IX,19)
2.       “Nossa vocação é ir não a uma paróquia e nem só a uma diocese, mas por toda a Terra; e para fazer o quê? Para inflamar o coração dos homens, para fazer o que fez o Filho de Deus, que veio para trazer o fogo ao mundo, para inflamá-lo com seu amor.”
3.       “Nesta vocação, vivemos em conformidade com Nosso Senhor, cujo fim principal ao vir ao mundo foi assistir aos pobres e cuidar deles; Misit me evangelizare pauperibus” (XI 108; XI, 33-34). 
4.       "Deus se serve de diferentes maneiras para chamar alguém a seu serviço; às vezes, as próprias aflições e cansaço do mundo dão vontade de deixá-lo. E quando a isso se soma as devidas disposições, é bom sinal de verdadeira vocação”. (XII, 737)

Encher-se de Deus é a melhor resposta.
·       Comentarista: Maria foi uma mulher vazia de si mesma e cheia de Deus. São Vicente aprendeu a esvaziar-se de si mesmo para se encher de Jesus, o evangelizador dos pobres. Somente quando nos esvaziarmos de nós, seremos cheios da graça de Deus e, assim, poderemos dizer constantemente SIM, como resposta fiel e duradoura. Rezemos juntos:
“Porque, quanto mais uma pessoa for humilde, tanto mais será caridosa com o próximo. O paraíso das comunidades é a caridade; a caridade é a alma das virtudes e é a humildade que as atrai e as conserva. Acontece com as Companhias humildes como com os vales, que atraem para eles toda a umidade das montanhas: logo que nos esvaziarmos de nós mesmos, Deus nos encherá de si, porque não tolera o vazio”. (SV XI,2) 

Canto: “Maria de Nazaré”
Maria de Nazaré, Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me adotou
Às vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra Virgem de Nazaré
Menina que Deus amou e escolheu
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do Céu

Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus!

Maria que eu quero bem, Maria do puro amor
Igual a você, ninguém
Mãe pura do meu Senhor
Em cada mulher que a terra criou
Um traço de Deus Maria deixou
Um sonho de Mãe Maria plantou
Pro mundo encontrar a paz
Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pra seu Deus
Maria do povo meu
·     
         Comentarista: Finalizemos a nossa oração rezando juntos a oração pelas vocações vicentinas:
Esperança de Israel.

Esperança de Israel, seu Salvador no tempo da
tribulação, do alto do céu, dignai-vos lançar sobre nós um olhar propício. Vede e visitai esta vinha; inundai de águas fecundas todos os seus sulcos; multiplicai seus rebentos e tornai-a perfeita. Foi a vossa mão direita que a plantou.

A seara é verdadeiramente abundante, mas os operários são poucos. Nós vos pedimos, pois, a vós que sois o Dono da seara, que envieis operários para a vossa messe.
Multiplicai a família e enchei-a de alegria, a fim de que sejam edificadas as muralhas de Jerusalém.

É vossa esta casa, ó meu Deus! É vossa esta casa! Nela não haja, eu vos suplico, nenhuma pedra que não tenha sido colocada pela vossa santa mão.

E aqueles a quem vós chamastes conservai-os em vosso nome e santificai-os na verdade.

Amém!


Nenhum comentário: