quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Beatificação de 60 Mártires da Família Vicentina em Madrid Espanha 2017

Oração eucarística durante a missa de beatificação no Vistalegre 

Aconteceu no dia 11 de novembro de 2017, no Palácio de Vistalegre, Madrid, Espanha a cerimônia de Beatificação de 60 Mártires da Família Vicentina, vítimas da guerra civil espanhola.

A celebração foi presidida pelo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos o Cardeal Ângelo Amato, em representação do Papa Francisco. Concelebraram, o Cardeal Carlos Osoro Sierra, Arcebispo Metropolitano de Madrid, o Cardeal Antônio Cañizares Llovera, Arcebispo de Valência, Cardeais e Bispos de igrejas particulares da Espanha, o Pe. Tomaž Mavrič, CM., Superior Geral da Congregação da Missão e seu conselho, Visitadores de algumas províncias da Europa, e um grande número de missionários. Também esteve presente a Superiora Geral das Filhas da Caridade, Ir. Kathleen Appler, FC, religiosos e religiosas, representantes dos diferentes ramos da Família Vicentina e familiares próximos dos mártires.
O presidente da celebração incesa a urna com os restos mortais dos mártires denfronte do símbolo da beatiificação sobre o olhar protetor da Virgem Milagrosa. 


Os novos 60 Beatos Vicentinos são:
  • 24 Missionários da Congregação da Missão, pregadores do Evangelho e apóstolos da caridade,
  • 16 Irmãos coadjutores da Congregação da Missão, colaboradores na evangelização dos pobres com generosa abnegação e entrega a Deus e aos necessitados,
  • 02 Filhas da Caridade enfermeiras dedicadas ao cuidado dos enfermos de tuberculosos do Hospital do Espírito Santo em santa Coloma de Gramagnet (Barcelona) no momento do martírio,
  • 05 Sacerdotes diocesanos diretores e animadores espirituais das Filhas da Caridade e dos membros da Associação de Filhos de Maria em vários povos de Murcia.
  • 13 leigos da Associação de Filhos de Maria da Medalha Milagrosa de Madrid e Cartagena.

Visão panorâmica do Palácio Vistalegre

No momento da súplica de beatificação destacou-se que os mártires foram testemunhos da fé, seguiram o carisma deixado por São Vicente de Paulo e formados em seu espírito, que foram martirizados por terem se mantido fieis a Deus em meio aos tormentos e por ter projetado o Evangelho segundo o santo da Caridade”.

Numa Carta Apostólica lida durante a celebração, o Papa Francisco declara a inscrição dos 60 veneráveis servos de Deus no libro dos mártires: Vicente Queralt Lloret e 20 companheiros e José Maria Fernández Sánchez e 38 companheiros e instala que sua festa pode ser celebrada todo ano nos lugares e segundo as normas estabelecidas pelo direito, no dia seis do mês de novembro.
Concerto oferecido na Basílica Milagrosa

Ao finalizar a Eucaristia, Pe. Mavrič, recordou que este acontecimento se dá na celebração dos 400 anos do nascimento do Carisma e convidou a todos os membros da Família Vicentina a viver a beatificação dos mártires como um momento de graça e estímulo para crescer na fidelidade. Impulsionando-os para que sejam capazes de desenvolver sua vocação de uma forma criativa no mundo necessitado de testemunhos fieis e valentes que não tenham medo de se desgastar diariamente dando vida a Missão e a Caridade”.

Além dessa missa, aconteceram em Madrid outras atividades festivas por ocasião da beatificação, tanto na Basílica Milagrosa, na Catedral da Almundena, quanto nos cinemas e obras da Família Vicentina.

Para saber mais: 


Missa - Ação de Graças na Catedral de Almudena

Almoço oferecido aos participantes da missa de beatificação

Pe. Juanjo acolhe os perefrinos à beatificação na Basílica Milagrosa

Vigilia promovida pela JMV

Coquitel oferecido aos peregrinos nos jadins da casa provincial das Filhas da Caridade

Celebração que se deu no Cerro de los Angeles - Subsolo de uma montanha onde se encontra um monumento pelas vítimas da guerra civil espanhola 

Nenhum comentário: