quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Roteiro de oração para cristãos leigo(a)s vicentino(a)s no marco do “Ano Nacional do Laicato: 2017-2018”


Material necessário:[Imagem de Nossa Senhora, São Vicente, Cruz de Cristo, Círio Pascal,   lamparina, pacotinhos de sal, banner ou cartaz do “Ano Nacional do Laicato”, banner dos 400 anos do Carisma Vicentino sal, faixas com nomes das expressões laicais que atuam na paróquia, especialmente os ramos da Família Vicentina, documento de Aparecida, bíblia, água benta para aspersão e velas para todos os participantes]

Mantra: Vós sois o sal da terra/Vós sois a luz do mundo/ Que o sal não se acabe/ que a luz nunca se apague.

1. ACOLHIDA
(A acolhida poderá ser feita à porta da Igreja ou no local onde irá acontecer a celebração, com um pouco de sal na mão para que a pessoa prove, ou em um saquinho para cada participante levar para casa. Duas pessoas na porta de entrada com uma vela acesa ou lamparina acesa para indicar o caminho e acolher os participantes).

Comentário Inicial: Hoje, celebramos a alegria de realizarmos mais um encontro da Família Vicentina, que a modelo de São Vicente de Paulo, Maria Santíssima e o próprio Jesus Cristo se coloca a serviço do povo, a serviço do ser humano, para que seja fraterno mais parecido com nosso Deus. Os cristãos leigos e leigas são chamados a serem sal da terra e luz do mundo. Somos chamados a nos compreender como Igreja, nossa participação na missão de Cristo. Recordamos nesse momento que a Igreja do Brasil se prepara para viver o “Ano Nacional do Laicato”, durante o qual somos convidados a pensar como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a nossa identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. Vamos iniciar a nossa oração recebendo os ícones sagrados, cantando!

(Procissão: Banner faixas com nomes de cristãos leigos e leigas que atuaram na Igreja e na sociedade, nomes de pastorais e movimentos existentes na Igreja e na sociedade local, imagens de São Vicente).

CANTO: Eis-me aqui Senhor, / Eis-me aqui Senhor! (ou outro indicado pela equipe)

2. RECORDAÇÃO DA VIDA
ANIMADOR/A: Irmãos e irmãs, o encontro com Jesus Cristo, é acolhimento da graça do Pai que, pela força do Espírito, revela o Salvador e atua no coração das pessoas, possibilitando-lhes uma resposta de amor.

a) Como cristãos leigos e leigas, temos atuado como sal, luz e fermento na Igreja e na Sociedade?
b) Temos nos percebido como sinais visíveis de Deus no meio do povo?
c) O que realizamos tem incidência direta na sociedade com a nossa atuação efetiva como cristãos leigos e leigas?

3. PROCISSÃO DA PALAVRA
(Uma pessoa entra com a Bíblia fazendo uma coreografia de acordo com o canto, enquanto uma mulher e um homem entram com uma lamparina ou vela acesa e uma vasilha transparente com sal, lembrando o lema do Ano Nacional do Laicato: Sal da Terra e Luz do Mundo).

CANTO: Fazei ressoar (ou outro indicado pela equipe)

Refrão: Fazei ressoar, / ressoar / a Palavra de Deus em todo lugar (bis)

L1. Na cultura, na história, vamos expressar/ Levando a Palavra de Deus em todo lugar. Vamos lá!
L2. Na família, no trabalho, vamos anunciar/ O projeto de amor de Deus, vivenciar. Vamos lá!
L3. Na política, no lazer, vamos levar/ O Evangelho da partilha, testemunhar. Vamos lá!

ANIMADOR/A: Nós seremos julgados pelo amor que cada dia dedicamos aos nossos irmãos e irmãs. Na Bíblia, esse amor de solidariedade é a justiça do Reino. “Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! ” (Mt 25,34).
(Seguem-se as Leituras e o Salmo do dia).

4. EVANGELHO: (Mt5,13-16) “A força do testemunho”
13«Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal perde o gosto, com que poderemos salgá-lo? Não serve para mais nada; serve só para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.14Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu.»
Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor.

REFLEXÃO:( Comentário vivencial da Palavra anunciada. Lembrar as duas motivações da oração: Leigo(a)s Vicentino(a)s e Ano Nacional do Laicato)

5. RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO E PROFISSÃO DE FÉ
ANIMADOR/A: Incorporados a Cristo pelo Batismo, nós, cristãos leigos e leigas, vamos renovar nossas promessas batismais.
(Um jovem entra trazendo alto o Círio Pascal, enquanto se entoa o refrão)

Refrão:“Ó luz do senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós”.

O jovem diz: Bendito sejais, Deus da Vida, / que nos destes o Cristo Jesus / e nos chamais a imitá-lo no serviço aos irmãos.
Todos:Bendito seja Deus para sempre!

ANIMADOR/A: Recordando nosso Batismo, acenderemos agora nossas velas.
(Algumas pessoas acendem no Círio e repassam para os demais presentes.Enquanto isso, cantamos novamente o refrão):

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO
ANIMADOR/A: Como cristãos, queremos renovar as promessas de nosso Batismo. Iluminados por sua luz, vamos testemunhar nossa vocação como povo sacerdotal, profético e pastoral.

PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: Irmãos e irmãs, pelo Mistério Pascalfomos, no Batismo, sepultados com Cristo para vivermos com Ele uma vida nova. Por isso, renovamos as promessas do nosso Batismo, pelas quais renunciamos ao mal e prometemos servir a Deus em sua Igreja no mundo:
- Para viver na liberdade dos filhos e filhas de Deus, renunciais ao pecado?
Todos:Renuncio.
- Para viver como irmãos e irmãs, renunciais a tudo que possa desunir, para que o pecado não domine sobre vós?
Todos:Renuncio.
- Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?
Todos:Renuncio.
- Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?
Todos: Creio.
- Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?
Todos: Creio.
- Credes no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?
Todos: Creio.
Oração conclusiva: O Deus todo poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos fez renascer pela água e pelo Espírito Santo e nos concedeu o perdão de todo pecado, nos confirme na missão como sacerdotes, profetas e reis e guarde-nos em sua graça para a vida eterna, em Cristo Jesus, Nosso Senhor:
Todos: Amém!

CANTO PARA ASPERSÃO: Chuva de Graça
1- Há uma chuva de graça aqui / Está chovendo sobre todos nós/ E quem mais se entregar /  Mais se molhará
2- Há uma semente pra germinar / E muitos frutos a se produzir/ Na terra do coração  / Derrama tua graça
3- Chuva de graça pedimos a ti  / Chuva de graça derrama em nós/ Chuva de graça neste lugar /  derrama
(Todos apaguem as velas)

6. PRECES (Sugestões de preces para serem incluídas)

1. “A Igreja é imagem terrena da Santíssima Trindade”. Senhor, abençoai o Papa Francisco e todo Corpo Eclesial, do qual Cristo é a cabeça, para que persevere na sua missão de evangelizar os povos, nós vos rogamos: Por Cristo Jesus, atendei-nos!

2. “Os fiéis leigos participam das funções de Cristo sacerdote, profeta e rei”. Senhor, que o Espírito Santo nos anime em nossa caminhada, inspirando e iluminando a vivência de nossa vocação laical, para compreendermos os sinais de vosso amor e atuarmos na vida e na história do mundo, nós vos rogamos:

3. “O primeiro campo e âmbito da missão do cristão leigo é o mundo”. Senhor, que nós, cristãos leigos e leigas, conscientes dos desafios atuais no Brasil e no mundo, encontremos na Palavra a luz necessária para a organização, e respondamos ao vosso chamado na vida pessoal, na família, no trabalho, na ação política, em toda a sociedade, nós vos rogamos:

4. “O comunicador cristão tem como primeiro objetivo anunciar Jesus Cristo e seu Reino.” Senhor, que nós, cristãos leigos e leigas, nos conscientizemos da necessidade, prioridade e urgência da comunicação em todos os níveis, para a divulgação do Evangelho, o bem da sociedade, e a glória do vosso nome, nós vos rogamos:

5. Neste ano em que celebramos como Família os 400 anos do Carisma Vicentino, peçamos ao Senhor que nos sustente em nossa vocação, nos animando e dando força e coragem para sairmos de nossas comodidades e irmos ao encontro dos mais excluídos, pobres e marginalizados de nossa sociedade.   

6. Pela Família Vicentina, que iluminadas pela Palavra de Deus, formações e partilhas encontremos fundamentação, para contra as pobrezas agirmos juntos; de modo que pelo nosso testemunho sejamos, com os mais pobres, protagonistas da mudança de estruturas na sociedade em que vivemos.

ANIMADOR/A: Como sujeitos eclesiais, para que possamos participar ativamente da vida da Igreja, sendo testemunhas fiéis de Cristo Rei e cumprindo nossa missão neste mundo, rezemos juntos a Oração que o Senhor nos ensinou:

Pai Nosso, Ave Maria e a Oração dos 400 anos do Carisma Vicentino

Oração pelos 400 anos do Carisma Vicentino
Senhor, Pai Misericordioso, que suscitastes em São Vicente de Paulo uma grande inquietude para a evangelização dos Pobres, infunde teu Espírito nos corações de seus seguidores.
Que, ao escutar hoje o clamor de teus filhos abandonados, estejamos prontos para ajudá-los “Como quem se apressa para apagar o fogo”.
Aqueça em nós a chama do carisma que há 400 anos anima nossa vida Missionária. Pedimos-te por teu Filho, “o Evangelizador dos Pobres”, Jesus Cristo Nosso Senhor.
Amém.

Oh Maria concebida sem pecado. Rogai por nós que recorremos a vós.


7.BENÇÃO FINAL 

(Adapção da celebração de abertura do ano do laicato da cnbb)


Nenhum comentário: