segunda-feira, 27 de novembro de 2023

FESTA DE SANTA CATARINA LABOURÉ

 


CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

 

Antífona de entrada

Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa.

Oração do dia

Ó Deus, concedestes a Santa Catarina Labouré o privilégio de ver a Mãe do vosso Filho e de lhe falar familiarmente e lhe ensinastes a dedicar, humilde e alegremente, sua vida escondida em Cristo ao serviço dos Pobres. Fazei que nós, celebrando sua festa, saibamos sempre reconhecer a vossa imagem nos Pobres e, ser- vindo-vos com simplicidade de coração, sejamos no mundo verdadeiras testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura

Leitura do Livro do Eclesiástico 3, 19-26

Filho, realiza teus trabalhos com mansidão e serás amado mais do que alguém que dá presentes. Na medida em que fores grande, humilha-te em tudo e assim encontrarás graça diante de Deus. Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios. Pois grande é o poder só de Deus e pelos humildes ele é honrado. Não procures o que é mais do que tu nem investigues o que é mais forte; pensa sempre no que Deus te ordenou e não sejas curioso acerca de suas muitas obras, pois não precisas ver com teus olhos o que está escondido. Não te desdobres em perscrutar coisas supérfluas, pois já te foram mostra4s muitas coisas que excedem a compreensão humana. A opinião própria já extraviou a muitos e a falsa aparência enganou seus pensamentos. Palavra do Senhor.


Salmo responsorial Sl 130

R. Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

- Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar; não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas!

- Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim, como criança bem tranquila, amamentada no regaço acolhedor de sua mãe.

- Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade!


Aclamação ao evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia

V. Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. R.


Evangelho 15,9-17

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo oão.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei, Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

Palavra da Salvação.


Preces

Na festa de Santa Catarina que s e deixou modelar pelo Amor, imploremos ao Senhor que nos conceda sua graça para seguirmos seu exemplo:

R. Mostrai-nos, Senhor, o caminho que conduz a

Irmã Catarina soube ser serva dos Pobres com um amor simples e humilde: dai-nos, Senhor, este espírito de caridade e de serviço a fim de que os Pobres sejam repletos do vosso amor. R.


Irmã Catarina soube fortalecer sua entrega a Deus todos os dias de sua vida: tornai-nos, Senhor, capazes de testemunhar, em todas as circunstâncias, a esperança que nos faz viver. R.

Irmã Catarina encontrou na oração a Maria a força para viver e renovar seu cotidiano humilde; concedei-nos, Senhor, acolher cada dia com um olhar novo. R

Irmã Catarina nunca- cruzou os braços diante da violência e do sofrimento de sua época; inspirai-nos, Senhor, o verdadeiro gesto que conforta e alivia os "feridos pela vida". R.

 

Sobre as oferendas

Aceitai, ó Deus, nossa humilde homenagem na comemoração da virgem Santa Catarina Labouré e concedei-nos, por esta oblação puríssima, manter acesa em nossos corações a chama vosso amor, Por Cristo, Nosso Senhor.


Antífona da comunhão

A virgem prudente escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada. cf. Lc 10, 42


Depois da comunhão

Que esta Eucaristia, na festa de Santa Catarina, nos traga luz e fervor; que nossos corações ardam sempre de desejo pela santidade e passemos nossa vida fazendo o bem. Por Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário: