segunda-feira, 27 de novembro de 2023

FESTA DE SANTA CATARINA LABOURÉ

 


CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

 

Antífona de entrada

Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa.

Oração do dia

Ó Deus, concedestes a Santa Catarina Labouré o privilégio de ver a Mãe do vosso Filho e de lhe falar familiarmente e lhe ensinastes a dedicar, humilde e alegremente, sua vida escondida em Cristo ao serviço dos Pobres. Fazei que nós, celebrando sua festa, saibamos sempre reconhecer a vossa imagem nos Pobres e, ser- vindo-vos com simplicidade de coração, sejamos no mundo verdadeiras testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura

Leitura do Livro do Eclesiástico 3, 19-26

Filho, realiza teus trabalhos com mansidão e serás amado mais do que alguém que dá presentes. Na medida em que fores grande, humilha-te em tudo e assim encontrarás graça diante de Deus. Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios. Pois grande é o poder só de Deus e pelos humildes ele é honrado. Não procures o que é mais do que tu nem investigues o que é mais forte; pensa sempre no que Deus te ordenou e não sejas curioso acerca de suas muitas obras, pois não precisas ver com teus olhos o que está escondido. Não te desdobres em perscrutar coisas supérfluas, pois já te foram mostra4s muitas coisas que excedem a compreensão humana. A opinião própria já extraviou a muitos e a falsa aparência enganou seus pensamentos. Palavra do Senhor.


Salmo responsorial Sl 130

R. Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

- Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar; não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas!

- Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim, como criança bem tranquila, amamentada no regaço acolhedor de sua mãe.

- Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade!


Aclamação ao evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia

V. Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. R.


Evangelho 15,9-17

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo oão.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei, Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

Palavra da Salvação.


Preces

Na festa de Santa Catarina que s e deixou modelar pelo Amor, imploremos ao Senhor que nos conceda sua graça para seguirmos seu exemplo:

R. Mostrai-nos, Senhor, o caminho que conduz a

Irmã Catarina soube ser serva dos Pobres com um amor simples e humilde: dai-nos, Senhor, este espírito de caridade e de serviço a fim de que os Pobres sejam repletos do vosso amor. R.


Irmã Catarina soube fortalecer sua entrega a Deus todos os dias de sua vida: tornai-nos, Senhor, capazes de testemunhar, em todas as circunstâncias, a esperança que nos faz viver. R.

Irmã Catarina encontrou na oração a Maria a força para viver e renovar seu cotidiano humilde; concedei-nos, Senhor, acolher cada dia com um olhar novo. R

Irmã Catarina nunca- cruzou os braços diante da violência e do sofrimento de sua época; inspirai-nos, Senhor, o verdadeiro gesto que conforta e alivia os "feridos pela vida". R.

 

Sobre as oferendas

Aceitai, ó Deus, nossa humilde homenagem na comemoração da virgem Santa Catarina Labouré e concedei-nos, por esta oblação puríssima, manter acesa em nossos corações a chama vosso amor, Por Cristo, Nosso Senhor.


Antífona da comunhão

A virgem prudente escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada. cf. Lc 10, 42


Depois da comunhão

Que esta Eucaristia, na festa de Santa Catarina, nos traga luz e fervor; que nossos corações ardam sempre de desejo pela santidade e passemos nossa vida fazendo o bem. Por Cristo, nosso Senhor.

sábado, 18 de novembro de 2023

Novo livro: Na força do Espírito



Caríssimos, 

Antes que termine o ano jubilar da Luz de Pentecostes, apresento-lhes esta coletânea de 100 orações ao Espírito Santo, precedidas de uma reflexão sobre o mesmo Espírito em nossa vida.

As orações procedem das mais variadas fontes, desde os Padres da Igreja, passando por vários santos, até chegar a autores contemporâneos. O critério de seleção foi o da profundidade e consistência dos textos. 

Costumamos começar nossas reuniões e encontros invocando o Espírito de Deus. E o fazemos quase sempre com a mesma oração. Desse modo, deixamos no esquecimento uma infinidade de outras fórmulas que nos podem ajudar a viver sob a luz do Espírito, como fizeram e ensinaram Santa Luísa e São Vicente.

O livro pode ser útil nesse sentido, desde a oração pessoal e as reuniões comunitárias até os retiros e outros encontros, inclusive com os colaboradores | educadores de nossas obras. Eis aqui o link:

https://www.scalaeditora.com.br/produtos/espiritualidade/na-forca-do-espirito/.

Os editores (são eles os que vendem) disseram que, comprando maior quantidade de exemplares, é possível obter um desconto. Neste caso, talvez seja melhor servir-se do número telefônico que aparece no site da editora.   

Aí está. Espero que lhes seja útil. 

Fraternalmente.

terça-feira, 14 de novembro de 2023

PACTO DA TUMBA DE PEDRO

 


“Minhas causas valem mais que a minha vida “Para descansar eu só quero esta cruz de pau, com chuva e sol, estes sete palmos e a ressurreição”

Nos dias 18, 19 e 20 do mês de julho de 2022, nós, Padres da Caminhada, com os pés descalços, pisamos esta terra empapada com o sangue dos mártires, misturada com a terra vermelha da Prelazia de São Félix, onde o bispo Pedro e a sua equipe de pastoral testemunharam a profecia do Reino, junto aos empobrecidos. Na Tumba de Pedro, bispo, profeta, mártir, pastor e poeta, nós nos comprometemos:

1. Optar pelo pobre como sujeito teologal, social e místico – servo sofredor – e assumirmos os gritos dos empobrecidos e suas causas: mulheres marginalizadas, população negra e indígena, crianças, adolescentes e jovens empobrecidos e o grito da mãe terra;

2. Promover uma Igreja fiel ao Vaticano II, na perspectiva diaconal e samaritana (cf. Jo 4);

3. Assumir uma vida austera em comunhão com todos os que nada têm, inspirados nas Conferências de Medellin e de Puebla;

4. Sermos fiéis a uma Igreja centrada na Palavra, ministerial, despojada e de pequenas comunidades;

5. Assumir uma mística martirial e mantermos a Romaria dos Mártires como seu símbolo;

6. Não deixar morrer a memória dos mártires, profetas e profetizas: o bispo Pedro, Pe. João, Pe. Jentel, Irmã Genoveva e tantos outros anônimos e esquecidos;

7. Apoiar as iniciativas dos movimentos populares na perspectiva dos três Ts: Terra, Teto e trabalho;

8. Promover uma Igreja em saída para as periferias existenciais;

9. Apoiar as iniciativas das pastorais sociais;

10.Desenvolvermos a mística do cuidado entre nós, Padres da Caminhada, e com os demais irmãos presbíteros em situação de

vulnerabilidade.

Para sermos fiéis aos compromissos assumidos, pedimos a benção de Jesus de Nazaré e a inspiração permanente do Espírito Santo nos rumo.

Padres da Caminhada 

sábado, 11 de novembro de 2023

Novena de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa 2023

 


Ver original em Corazón de Paúl
(Essa tradução é livre e automática)

APRESENTAÇÃO

 

"A nossa Mãe do Céu indica-nos o caminho da santidade, o caminho do Céu, seguindo as pegadas do Nosso Divino Salvador; este caminho começa por percorrer os caminhos deste mundo, semeando os valores do Evangelho.

Maria, nas aparições da Rue de Bac, insiste com Catarina Labouré para que regresse às práticas das regras, para que viva a autenticidade do chamamento à vida consagrada. Maria, que se proclama guardiã da companhia, quer que os seus filhos e filhas sejam obedientes à vontade do Pai, sobretudo nestes tempos em que a ameaça da guerra, que se espalha pelo mundo, procura pôr fim à esperança.

Esta novena, como todos os anos, é um instrumento de evangelização, colocado nas vossas mãos, para que, em comunidade, o aproveitem para a vossa vida espiritual, para que nos sintamos Igreja, fazendo eco ao apelo do Papa que quer que a Igreja permaneça em sínodo, escutando-se mutuamente, procurando espaços de encontro onde o sentimento cristão nos faça viver a experiência do batismo.

Aos pés de todos os altares do mundo, Deus concederá abundantes bênçãos e graças àqueles que as pedirem por intercessão da Santíssima Virgem Maria, que estará pronta a iluminar com as suas mãos abençoadas a nossa vida e a das nossas famílias.

Reconheçamos nestes nove dias que somos peregrinos, que estamos a avançar em direção à nossa pátria celeste, que a nossa pequenez e a nossa fragilidade se tornarão grandeza e força nas mãos do nosso Pai celeste. Com Maria, iniciamos esta viagem em direção ao céu, a nossa casa.

P. Andrés Felipe Rojas Saavedra, CM Párroco Santo Cristo de Guaranda www.corazondepaul.org


APROVAÇÃO:

Padre Diego Luis Vásquez Marín, CM

(Superior Provincial - Província da Colômbia)

 

 

ÍNDICE

APRESENTAÇÃO............................................................................ 3

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS................................................. 5

ORAÇÃO À VIRGEM MARIA........................................................ 5

GOZOS............................................................................................. 6

DIA UM........................................................................................... 8

SEGUNDO DIA.............................................................................. 10

TERCEIRO DIA............................................................................. 12

QUARTO DIA................................................................................ 14

QUINTO DIA................................................................................. 16

SEXTO DIA.................................................................................... 18

SÉTIMO DIA.................................................................................. 20

OITAVO DIA................................................................................. 22

NONO DIA..................................................................................... 24

FRASES FINAIS............................................................................. 26

OUTRAS ORAÇÕES...................................................................... 29

Litanias........................................................................................... 29

HINOS MARIANOS....................................................................... 35

CANTANDO MISTÉRIOS (com a música da Ave Maria)               37

BÊNÇÃO DA MEDALHA.............................................................. 38


ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

 

Pai misericordioso, que destes à humanidade o sinal admirável da maternidade divina de Maria, por quem veio a nós Cristo Salvador, pedimos-vos que, juntamente com ela, possamos caminhar neste mundo construindo espaços de justiça e de paz que tornem evidente o Reino de Deus no meio dos nossos irmãos e irmãs que mais sofrem.

 

Por isso, Pai amoroso, cheios daquela renovada confiança que Maria nos ensinou, apresentamo-nos diante de Vós sedentos e necessitados da vossa Palavra, para que, meditando-a dia a dia nesta novena, abramos o nosso coração à graça da conversão e, sendo discípulos e missionários de Cristo e de Maria, anunciemos com alegria a Medalha Milagrosa como sinal profético para os nossos dias.

Pai Nosso.

Glória.

ORAÇÃO À VIRGEM MARIA

 

Mãe, mestra e missionária. Que a fé que te iluminou e a Palavra em que acreditaste nos acompanhem nesta novena que celebramos em tua honra sob o patrocínio de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Que todos nós, reunidos à volta do vosso Filho, recuperemos a frescura do Evangelho e anunciemos com alegria a esperança a um mundo dividido pela discórdia.

 

Os vossos raios dão-nos a certeza de que a nossa história está confiada à misericórdia de Deus que nos ama e que nos ilumina constantemente nas noites escuras e dolorosas da nossa vida. Hoje, mais do que nunca, clamamos ao céu implorando um novo renascimento, que nos ajudeis a germinar nos nossos corações a palavra de Nosso Senhor e a anunciá-lo vivo e ressuscitado entre os nossos irmãos e irmãs. Amém.

- Ó Maria concebida sem pecado - rogai por nós que recorremos a vós


GOZOS

 

Resposta: pode ser o refrão de um cântico ou a jaculatória (Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós).

 

Mãe milagrosa, de ternura e compaixão Que está a fazer a história da salvação

Andas sempre com o teu povo que te invoca na angústia.

 

Em mil oitocentos e trinta, em França, na Rue du Bac, a um pobre noviço,

A virgem santa apareceu. Era véspera de São Vicente Noite silenciosa de julho Quando a Mãe deixou o seu trono

E apareceu numa pequena capela.

 

À meia-noite, um anjo apareceu para lhe anunciar

Em nome da Mãe de Deus. As luzes acendiam-se As portas abriam-se

E quando chegou à capela, a irmã esperava-a ansiosamente.

A voz do céu anunciou que a mãe tinha chegado.

O lugar do sacerdócio foi humildemente ocupado por Ela.

A Irmã Catalina colocou as suas mãos

Nas pernas da Mãe e na missão que ela lhe confiou.


Numa manhã de novembro Os sentidos não se aperceberam Mas um coração atento De novo à Mãe observou; A insígnia da medalha

Que Catarina viu, tornaram-se uma fonte de milagre e de amor.

 

"A Virgem pediu-lhe uma medalha

Para ser transportado pelos fiéis com grande devoção.

Santa Mãe, a vossa grande Medalha é um emblema do vosso amor,

Hoje em dia, usamo-lo como sinal de filiação.

 

Seja por Jesus, seja por Maria

Seja pelo exemplo dos santos que nos guiam.

E, através da Medalha Milagrosa, possamos obter a graça de transformar as nossas tristezas em alegrias.




PRIMEIRO DIA

Primeira estação: conversão.

 

     Sinal: Cada dia da novena trará um sinal da Medalha, a medalha pode ser montada à medida que são mencionadas e outro sinal que pode ser opcional e acompanha o tema da novena.

O mundo e a serpente.

Dois caminhos, num deles a cruz, no outro podem existir elementos que representam a escravatura do pecado.

 

🗏 Cesto solidário: convidamos todos os participantes a trazer um ou mais cestos, que ao longo da novena serão

devem ser preenchidos com um dos produtos indicados.

 

Comentário inicial: Queridos irmãos e irmãs, é com grande alegria que nos reunimos para iniciar este primeiro dia da novena à nossa Mãe, sob a invocação da Virgem Milagrosa, para começar este caminho com várias estações, o primeiro passo que devemos dar é reconhecer os nossos pecados e prepararmo-nos para uma autêntica conversão, um abandono das coisas que nos impedem de caminhar com Cristo.

 

Um tempo para o perdão:

-          Perdoa, Senhor, o mundo que ainda não compreendeu a tua mensagem de amor e vive mergulhado na guerra.

-          Perdoa, Senhor, aqueles que pegam em armas e dominam pelo terror, invadindo o mundo da morte.

-          Perdoa-nos, Senhor, os nossos pecados que nos impedem de avançar no caminho da fé.

Leitura da Escritura: Apocalipse 12, 1-6

Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça; está grávida e grita com as dores de parto e o tormento do parto.


E apareceu outro sinal no céu: um grande dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.

A sua cauda arrastou um terço das estrelas do céu e atirou-as para a terra. O dragão pôs-se diante da mulher que estava prestes a dar à luz, para devorar o seu Filho assim que ela o desse à luz. A mulher deu à luz um filho varão, aquele que há-de governar todas as nações com um cetro de ferro; e o seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.

Reflexão:

Como Nossa Senhora, também nós somos chamados a vencer o mal que nos governa, a libertar-nos do jugo do pecado e da escravidão do individualismo e do ressentimento. O caminho para o céu passa inevitavelmente pela conversão, sem ela todos os outros passos são falsos, há quem diga que segue Cristo sem se converter, pode fazer obras maravilhosas, mas sem amor de nada serve. A conversão é o primeiro passo para o Amor que deve ser amado. Segurar a Medalha Milagrosa nas nossas mãos e dizer à nossa Rainha: "ajuda-nos a dar o primeiro passo".

 

Atividade de grupo:

 

1.      A Igreja chama-me a caminhar em sinodalidade, como é que respondo a esse chamamento?

2.      O que é que ainda não deixei na minha vida que me impede de seguir Jesus livremente?

3.      Serei eu como Maria que mudou toda a sua vida para estar em sintonia com Jesus?

Comprometo-me a fazer uma lista das coisas que ainda preciso de corrigir e dedico-me a reforçar as minhas qualidades para as pôr ao serviço dos outros.


SEGUNDO DIA

Segunda estação: A Chamada

🗏 Produto: Sacos de arroz.

     Sinal: A imagem da Virgem Maria.

Colocar a imagem da visita num lugar visível, com velas acesas e apagadas à volta da imagem.

 

Comentário inicial: Santa Catarina Labouré, numa noite de novembro, quando já estava na cama, ouviu chamar o seu nome. Como Maria, Catarina pôs-se a caminho, sentiu o chamamento, um convite de Jesus que implicava deixar tudo para o seguir. A Igreja, nestes tempos, é chamada a escutar a voz de Cristo, convocada em sínodo para responder aos desafios de hoje, para responder ao grito urgente daqueles que se sentem abatidos e fora da Igreja.

 

Um tempo para o perdão:

 

-          Senhor Jesus, perdoa-nos as vezes em que fomos surdos ao teu chamamento.

-          Senhor Jesus, pedimos-te perdão pelas vezes em que não quisemos ouvir a tua voz de Bom Pastor.

-          Senhor Jesus, perdoa-nos porque seguimos a voz do mundo que nos conduz aos vales da perdição.

Leitura da Escritura: Lucas 1, 39-42

Naqueles dias, Maria levantou-se e foi apressadamente para a região montanhosa, para uma cidade de Judá; entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Logo que Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou-lhe no ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, gritou em alta voz e disse: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.


Reflexão:

Para Deus nada é impossível, com estas palavras, que se encontram no versículo 37, o Anjo deixa Maria; a Mãe de Deus "desocupa" toda a sua vida, para deixar que Deus preencha completamente o seu ser, é uma expressão sobrenatural da boca da Virgem: "eis a serva do Senhor", ou seja, Maria abandona-se completamente à sua vontade. O chamamento que Maria ouve não é um chamamento ao medo e ao confinamento, é um chamamento à abertura, o mesmo chamamento que Santa Catarina sentiu quando, apesar da escuridão, as luzes brilhavam no seu caminho.

 

Maria ajuda-nos a caminhar nas noites escuras da nossa vida, abre-nos a horizontes sempre novos, onde saímos de nós mesmos para correr apressadamente pela vida levando amor e serviço. Escutar o chamamento de Deus que nos envolve e nos atribui a mais bela missão: "viver na plenitude do amor".

 

 

Atividade de grupo.

 

1.      Quando e em que momentos da nossa vida é que ouvimos a voz de Deus?

2.      Será que saio a correr como Maria e Santa Catarina quando ouço o meu chamamento?

3.      O que significa para si o facto de Deus o ter chamado desde o ventre materno?

 

Faço um exame geral de consciência para obter uma boa confissão e comprometo-me a corrigir na minha vida o que me impede de ouvir o chamamento de Deus.


DIA TRÊS

Terceira Estação: Consagração

 

Produto: Grãos ensacados, quer sejam lentilhas, feijão, grão-de-bico, etc.

 

     Sinal: Várias vestes brancas com o nome de cada um dos participantes, ou pode ser dada a cada participante uma folha de papel para representar a dignidade obtida no dia do nosso batismo.

 

Comentário inicial: todos somos chamados à santidade, assim como todos devemos levar a sério a nossa consagração batismal, como a Virgem Maria foi consagrada desde a sua infância ao serviço de Deus, também nós devemos ter uma vida dedicada à vontade e ao amor do nosso Pai. Todos nós devemos estar conscientes desta consagração, e hoje a Igreja convida-nos a caminhar juntos.

 

Um tempo para o perdão:

 

-          Perdoa-nos, Pai, porque quebrámos a tua aliança e nos afastámos de ti.

-          Perdoa-nos, Pai, porque não temos sido coerentes com a consagração que recebemos.

-          Perdoa-nos, Pai, porque desprezámos o teu amor.

Leitura da Escritura: Lucas 2, 21-24

Quando se completaram os oito dias para o circuncidar, foi-lhe dado o nome de Jesus, o nome que lhe tinha sido dado pelo anjo antes de ser concebido no ventre materno.

Quando se cumpriram os dias da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram Jesus a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: Todo o primogénito do sexo masculino será consagrado ao Senhor e oferecerá um sacrifício de um par de rolas ou de dois pombinhos, segundo o que está escrito na Lei do Senhor.


Reflexão:

Hoje, nesta terceira estação, devemos responder ao Senhor com uma vida consagrada ao seu serviço. Maria, na medalha, veste as suas vestes brancas, brilhantes como o sol, as mesmas vestes com que fomos revestidos no dia do nosso batismo e que, nessa oração, nos foi pedido que conservássemos brancas e imaculadas até à vida eterna.

 

Ser uma nação consagrada, separada do resto do mundo para ser a raça eleita de Deus (Cfr. 1 Pedro 2, 9), leva-nos a responder à altura do que isso implica, consagrar significa pôr à parte ou separar, Deus tomou-nos nos seus braços para nos levar a pastos tranquilos, onde reparamos as nossas forças (Salmo 23); Maria, nossa Mãe, na Medalha Milagrosa recorda-nos as palavras de Jesus: estais no mundo, mas não pertenceis a ele (João 15, 18), com a medalha identificamo-nos como filhos de Deus e da nossa Mãe do Céu, que nos pedem para nos dedicarmos com todas as nossas forças ao serviço do Evangelho.

 

Atividade:

 

1.      O que é que significa para si ser uma nação consagrada?

2.      Como responde à consagração que recebeu no dia do seu batismo?

3.      Quais são as implicações para os consagrados viverem no meio do mundo secular de hoje?

 

Comprometo-me neste dia a contribuir para as missões da minha Igreja para ajudar na transformação positiva do mundo que precisa de Jesus.


QUARTO DIA

Quarta estação: o Serviço.

 

Produto: Alguns produtos enlatados, atum, sardinhas, salsichas, etc.

 

     Sinal: Os raios da Santíssima Virgem Maria que saem das suas mãos.

Numa cartolina, convide as pessoas a colarem várias imagens que representem um serviço e pergunte-lhes o que a ação significa para elas.

 

Comentário inicial: continuamos a avançar no caminho seguro que nos conduz ao céu, um caminho no qual encontramos muitas pessoas necessitadas, não só fisicamente, mas também espiritualmente, necessitadas de companhia e de diálogo, num mundo onde nos sentimos cada vez mais sós. Que Maria, nossa mãe, continue a iluminar este caminho.

 

Um tempo para o perdão:

 

-          Pedimos-Te perdão, Senhor, pelas vezes em que não fomos bons samaritanos para com os irmãos e irmãs que encontramos pelo caminho.

-          Pedimos-Te perdão, Senhor, porque muitas vezes fechamos os olhos ao sofrimento humano.

-          Pedimos-Te perdão, Senhor, pela nossa falta de amor e de serviço.

🕮 Leitura Bíblica: João 2, 1-11

Três dias depois, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava presente. Jesus também foi convidado com os seus discípulos. Quando não havia vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: "Eles não têm vinho. Jesus respondeu-lhe: "Mulher, o que é que nós temos a ver com isso? A minha hora ainda não chegou. Mas a sua mãe disse aos serventes "Fazei tudo o que ele vos disser. Estavam ali seis vasos de pedra, destinados aos ritos de purificação dos judeus, que


Cada um deles continha cerca de cem litros. Jesus disse aos serventes:

"Enchei estes cântaros de água. E encheram-nos até à borda.

"Jesus acrescentou: "Levem-nos para fora e tragam o mordomo do banquete. E assim fizeram. O mordomo provou a água que se tinha transformado em vinho e, como não conhecia a sua qualidade, embora os servos que tinham tirado a água a conhecessem, chamou o noivo e disse-lhes: "Vós servis sempre primeiro o vinho bom e, quando todos tiverem bebido bem, trazeis o inferior. Vós, pelo contrário, guardastes o vinho bom até este momento". Este foi o primeiro dos sinais de Jesus, e ele fê-lo em Caná da Galileia. Assim manifestou a sua glória e os seus discípulos acreditaram nele.

Reflexão:

Os consagrados a Deus e a Maria vivem generosamente, servindo os outros; Maria, na Medalha Milagrosa, derrama graças e bênçãos abundantes sobre aqueles que pedem com fé; Maria não só nos ensina a estar atentos às necessidades dos outros, mas também a ajudar na transformação da própria vida, apontando para Jesus Cristo e atendendo ao apelo de "fazer o que ele nos diz".

 

O serviço é a forma de nos darmos, muitas vezes não temos nada de material para oferecer aos outros, mas temos tempo e atenção para lhes dar, precisamos de servidores de Cristo e propagadores da Medalha Milagrosa que estejam atentos às vozes daqueles que se sentem sozinhos neste mundo.

 

Atividade de grupo:

 

1.      Qual é a diferença entre caridade e serviço?

2.      De que forma sou útil na minha igreja ou comunidade?

3.      O que é que a Medalha Milagrosa nos ensina sobre o serviço?

Passando um pedaço de papel aos membros da novena, estes escrevem nele um pedido à Virgem Maria e colocam-no num recipiente.


QUINTO DIA

Quinta estação: profetismo.

🗏 Produto: sacos de farinha, sacos de arepa, sacos de bolo, etc.

     Signo: Doze estrelas.

No centro, várias frases que falam ao mundo de hoje, por exemplo: "amor efetivo com justiça social", "respeitemos a vida e cuidemos da natureza" e, no meio, uma imagem de alguns mártires.

 

Comentário inicial: Maria continua a convidar-nos a caminhar, e hoje, como diz uma canção, "o mundo já não quer ver os cristãos de boca fechada, é preciso que voltemos a ser profetas que não têm medo de nada", por isso a medalha aparece num momento de crise, de perseguição, e é porque Deus manifesta os seus maiores desígnios nos momentos de escuridão e de tristeza, para dizer mais uma vez à humanidade: "nem tudo está perdido".

 

Leitura da Escritura: Apocalipse 10, 8-10

E a voz do céu que eu tinha ouvido falou-me de novo e disse-me:

"Vai, toma o livrinho que está aberto na mão do Anjo, aquele que está sobre o mar e sobre a terra." Fui ter com o Anjo e disse-lhe que me desse o livrinho. E ele disse-me: "Toma-o, devora-o; ele amargar-te-á o estômago, mas na tua boca será doce como o mel". Tomei o livrinho da mão do anjo e devorei-o; e na minha boca era doce como mel, mas quando o comi, amargou-me o estômago.

Reflexão:

Ser profetas no meio de um mundo ruidoso, esse ruído que não transmite nenhuma informação, que não comunica. Maria, na medalha milagrosa, aparece rodeada de estrelas, uma alusão à Igreja que, juntamente com Cristo, deve ser o caminho seguro da salvação.


Santa Catarina Labouré arrisca sair do conforto de uma cama a meio da noite, quando o sono é profundo e não nos queremos levantar, implica que, quando recebemos um chamamento, temos de nos deixar perturbar por Deus, de ousar sair da "masmorra" que nos mantém isolados do resto da comunidade. Quebrar os preceitos e as regras, ir ao encontro daqueles que ainda não receberam a mensagem do Evangelho. Maria, missionária e discípula do Senhor, é a referência profética da mãe que permanece ao pé da cruz, indicando que nada nem ninguém a pode separar do verdadeiro amor.

 

No texto bíblico de hoje o profeta recebe a palavra de Deus, que ao ser pregada gera uma profunda alegria, pois como diz o salmista: "Deleito-me na tua lei e medito nela dia e noite" (Salmo 1), mas essa mesma palavra gera perseguição, intriga e martírio, ninguém consegue permanecer com a doçura da Palavra, mas sente o amargor de ser rejeitado por ela.

 

Atividade de grupo:

 

1.      O que é que podemos aprender com a Virgem Maria sobre a profecia?

2.      Quais são os      sinais           sinais proféticos      encontramos           no        na        Medalha Milagrosa?

3.      Que elementos da vida de Santa Catarina Labouré nos chamam hoje à ação concreta do Evangelho?

Por um momento, penso numa súplica, numa oração ou numa ação de graças, os participantes que o desejarem podem dizê-las em voz alta e todos respondem: "Por intercessão da nossa Mãe, ouvi-nos Senhor".


SEXTO DIA

Sexta estação: Caridade

🗏 Produto: Panela e açúcar.

     Sinal: Os dois corações de Jesus e de Maria.

Um cesto de pão e várias mãos vazias. Que representem a urgência da caridade. A frase do meio: "Dá-lhes de comer".

 

Comentário inicial: Há alguns dias falámos do Serviço, e hoje Nossa Senhora convida-nos a percorrer o caminho da salvação pensando na Caridade, que também se traduz por "Amor". A Primeira Epístola aos Coríntios, no capítulo 13, diz-nos que se não tivermos "caridade (amor) nada somos". Nesta caminhada para o céu, que nunca nos falte a caridade de Cristo que nos impele (2 Cor. 5, 14).

Leitura da Escritura: 1 Coríntios 13:1-10

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa ou como o címbalo que tine.

Ainda que eu tenha o dom da profecia, e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que tenha a plenitude da fé para transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou.

Ainda que eu reparta todos os meus bens e entregue o meu corpo às chamas, se não tiver caridade, de nada me aproveitará.

A caridade é paciente, é complacente; a caridade não é invejosa, não é jactanciosa, não se ensoberbece; é decorosa; não procura o seu próprio interesse; não se irrita; não considera o mal; não se alegra com a injustiça; alegra-se com a verdade. Ele desculpa todas as coisas. Acredita em todas as coisas. Espera todas as coisas. Suporta todas as coisas. A caridade nunca acaba. As profecias desaparecerão. As línguas cessarão. O conhecimento desaparecerá. Porque a nossa ciência é parcial, e a nossa profecia é parcial. Quando vier o que é perfeito, o que é parcial desaparecerá.


Reflexão:

A caridade implica ter um coração disposto a compreender as necessidades materiais e físicas dos nossos irmãos e irmãs, na medalha dois corações martirizados indicam o caminho da caridade generosa e dadivosa, ajudar os necessitados não é opcional no cristianismo, é imperativo!

 

Santa Catarina Labouré não alcançou a santidade por ver a Virgem Maria, alcançou-a porque dedicou toda a sua vida ao serviço de Jesus Cristo na pessoa dos mais pobres, no seu trabalho silencioso e dedicado, sem procurar méritos nem aplausos, sem que ninguém soubesse que ela era a vidente, serviu os seus irmãos pobres e infelizes, porque compreendeu que a mensagem mais forte da Medalha Milagrosa não é usá-la com devoção ao pescoço, mas levar a ajuda e a misericórdia de Deus àqueles que O representam na terra. É a Virgem Maria que nos mostra também que a caridade nos leva a ser portadores da alegria de Cristo Ressuscitado.

 

Atividade de grupo:

 

1.      O que é que significa ter a Medalha Milagrosa como sinal da caridade cristã?

2.      O que é que aprendemos com Santa Catarina Labouré, a santa do silêncio, no seu trabalho dedicado aos pobres?

3.      Qual é o convite dos dois corações que vemos na Medalha Milagrosa?

 

Com criatividade, faço dois corações com materiais do meu ambiente para representar os corações de Jesus e de Maria e escrevo as obras de misericórdia no verso dos mesmos.


SÉTIMO DIA

Sétima estação: Oração

Produto: alguns enchidos, sal, leite em pó ou gordo.

     Sinal: A jaculatória: Ó Maria concebida sem pecado... Várias velas à volta da Bíblia, e os participantes são convidados a colocar à volta da Palavra de Deus alguma intenção ou súplica, podem ser queimadas no final da novena.

 

Comentário inicial: Neste caminho para o céu, a oração era indispensável, sem ela não encontramos o verdadeiro sentido do nosso apostolado, a Santíssima Virgem Maria insiste muito no valor da oração e do diálogo com Deus, o seu encontro com Santa Catarina Labouré constitui uma oração que dura horas, porque não há lugar onde nos sintamos mais seguros do que na presença de Deus. Deixemo-nos encher do Espírito Santo através da oração sincera.

Leitura da Escritura: Lucas 6, 12-19

Naqueles dias, subiu a um monte para orar, e passou a noite em oração a Deus. Quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze de entre eles, a quem também chamou apóstolos. Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André, Tiago e João, Filipe e Bartolomeu, Mateus e Tomé, Tiago de Alfeu e Simão, chamado Zelote, Judas de Tiago e Judas Iscariotes, que se tornou traidor. E, descendo com eles, parou num lugar plano; e ali estava uma grande multidão dos seus discípulos e uma grande multidão do povo, de toda a Judeia e Jerusalém e da região costeira de Tiro e Sidónia, que tinham vindo para o ouvir e para serem curados das suas enfermidades. E os que eram atormentados por espíritos imundos ficavam curados. E todo o povo procurava tocar-lhe, porque saía dele uma força que os curava a todos.


Reflexão:

Neste caminho em direção ao céu, a oração é indispensável. Na medalha, a jaculatória indica-nos o caminho para nos aproximarmos de Deus, invocando a Santíssima Virgem Maria que, imaculada desde a sua conceção, nos convida à santidade de vida; a oração constitui o baluarte que sustenta Nosso Senhor Jesus em toda a sua obra apostólica.

 

No Evangelho segundo Lucas, ele passa toda a noite em oração, extraindo do seu diálogo com o Pai a sabedoria necessária para enfrentar não só as provações, mas também para fazer sair de si um poder extraordinário que curava todos os que tocava.

 

Santa Catarina preparou também o seu coração para receber o dom da Virgem Maria, chegando mesmo a pedir, por intercessão de São Vicente, a graça de ver a Mãe de Jesus. Toda a sua vida foi um diálogo constante com Deus, que lhe deu a força para servir com amor os que a rodeavam.

 

Atividade de grupo:

 

1.      Que lugar tem a oração na minha vida?

2.      Quanto tempo passo a falar com Deus, ou procuro fugir aos momentos de silêncio e de oração?

3.      O que é que a Medalha Milagrosa nos ensina sobre a importância da oração?

 

Convidamos todos os participantes a fazerem um coração numa folha de papel, colocando o seu nome num dos lados, e depois os outros participantes podem escrever as qualidades que encontram na pessoa a quem o coração corresponde.


OITAVO DIA

Oitava estação: A Missão.

🗏 Produto: Óleo, manteiga, queijo, pão.

     Sinal: a letra M

Sandálias, uma mochila, uma bengala e outros objectos que representam a missão, a frase: "Ide por todo o mundo" pode ser utilizada com várias medalhas espalhadas pelo letreiro.

 

Comentário inicial: estamos a chegar ao fim do caminho, onde vamos encontrar alguém muito importante, mas eu não posso ir sozinho, tenho de ir ter com Jesus com muitas pessoas que precisam da mensagem de salvação, tenho de tentar anunciar Nosso Senhor a todos sem exceção. Maria na Medalha recorda-nos que o dom que nos deu não pode ficar só nas nossas mãos, tenho de o levar aos outros.

 

Leitura da Escritura: Actos 1, 10-14

 

Quando estavam a olhar para o céu enquanto ele se ia embora, dois homens de branco apareceram e disseram-lhes:

"Galileus, o que fazeis aí, olhando para o céu? Este homem que foi levado até vós, este mesmo Jesus, virá tal como o vistes subir ao céu." Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, que fica a pouca distância de Jerusalém, o espaço de um sábado de viagem. Ao chegarem, subiram ao cenáculo, onde estavam hospedados Pedro, João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago de Alfeu, Simão Zelote e Judas de Tiago. Todos eles perseveravam na oração, todos com o mesmo espírito, juntamente com algumas mulheres, Maria, mãe de Jesus, e seus irmãos.

 

Reflexão:

 

Maria não fica fechada em sua casa, mas sai apressadamente ao encontro dos outros, como nos diz o texto do Evangelho na visitação. Mas a Santíssima Virgem Maria também visita Santa Maria.


Catarina, apresentando-se como missionária e servidora, o M da medalha indica o nome de Maria e, na antiguidade, o nome indicava também a missão da pessoa.

 

Nossa Senhora sai com os discípulos do Senhor para rezar e fortalecer a comunidade, não pára, é capaz de seguir com determinação os passos de Jesus, a sua missão estende-se por toda a história da humanidade, onde de muitas maneiras nos mostrou o caminho seguro para o Pai, que é Jesus.

 

A Medalha coloca-nos numa atitude missionária, quem a recebe não pode ficar de braços cruzados, mas deve pôr-se a caminho como Maria, para ser portador do Espírito Santo e encher de alegria o coração daqueles que encontra pelo caminho.

 

Atividade de grupo:

 

1.      Que compromissos tenho como cristão batizado?

2.      Como é que eu entendo a Igreja hoje e o que é que precisamos de melhorar na nossa comunidade católica?

3.      Mantenho um espírito de missão na minha comunidade ou paróquia?

 

Discuto as respostas com o parceiro ao meu lado por um momento e procuro pontos em comum para partilhar com os outros participantes na novena.


NONO DIA

Nona Estação: Sem Cruz, Sem Ressurreição

 

🗏 Produtos        hortícolas,    leguminosas,  frutos,    tubérculos, bananas, etc.

 

     Sinal: A Cruz.

Várias imagens que representam o sacrifício e a dedicação.

 

Comentário inicial: Neste último dia da novena, encontramos a Cruz, no final da caminhada missionária de Jesus, ele sobe ao Gólgota para dar a vida em resgate da humanidade e lá está também a Virgem Maria, fixando seu olhar na cruz onde está seu Divino Filho, lá Maria recebe a maior incumbência que lhe foi conferida pelo nosso Salvador, ser a mãe da Igreja nascente. Terminar a novena com a cruz lembra-nos que ela é o passo necessário para chegar à glória.

Leitura da Escritura: João 19, 25-27

Junto à cruz de Jesus, estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu a mãe e o discípulo que ele amava junto dela, disse-lhe: "Mulher, eis o teu filho. Depois disse ao discípulo: "Eis a tua mãe". E, a partir desse momento, o discípulo levou-a para sua casa.

Reflexão:

O reverso da medalha tem uma cruz no centro, indicando o caminho seguro para chegar ao Pai, aceitando a cruz, o que implica assumir a missão de Jesus até às últimas consequências. A Virgem Maria fala-nos com a certeza de saber que, embora as dificuldades e as tempestades se abatam com toda a sua força, é a Esperança que tem sempre a última palavra.

 

Jesus é essa esperança, aquela que nos ensina sempre que Deus tem a última palavra nos assuntos do mundo, que o mal nunca


O mundo sai vitorioso e que, nos momentos de maior crise, Deus mostra ao mundo o início de uma nova oportunidade.

 

A Medalha Milagrosa é chamada o Evangelho dos pobres, porque a sua linguagem próxima é uma síntese da mensagem de Jesus, tem um belo compêndio de sinais que indicam que Deus nunca nos deixou sozinhos, caminhamos seguros em direção ao céu, não porque trazemos a Medalha Milagrosa ao peito, mas porque percorremos um caminho cheio de esperança e de amor, empenhados na transformação social dos nossos irmãos.

 

Hoje, voltamos com alegria ao local onde, 193 anos, tiveram início as aparições em França. Aproximamo-nos cada vez mais do bicentenário dessa festa abençoada, onde Maria nos deu o mais belo presente.

 

 

Atividade de grupo:

 

1.      O que é que podemos aprender com a vida de Santa Catarina Labouré?

2.      Que compromissos temos no final desta novena?

3.      Que outros ensinamentos podemos transmitir através da Medalha Milagrosa que nos permitam ser profetas nos nossos dias?

Convidamos os membros da comunidade a contar uma história ou um testemunho sobre o seu encontro com Deus e Nossa Senhora através da Medalha Milagrosa.


FRASES FINAIS

(Sugere-se a escolha de uma das seguintes opções)

Prestações facultativas

Em Paris, entre sussurros de manto celeste, A Virgem apareceu, radiante de encanto.

A Santa Catarina Labouré, dom divino, Desvendando os mistérios, num ato divino.

Sob o céu estrelado, na humilde capela, A Virgem da Medalha, seu amor nos dá. Com mãos maternas, sua imagem revela, Proteção milagrosa, em cada estrela.

 

"Ó Mãe", gritou Catarina com fervor, A Virgem respondeu com um murmúrio celeste. Com raios de graça, em medalha bendita, Um laço se forjou, em união infinita.

 

No silêncio sagrado da noite serena, Nossa Senhora partilhou o seu amor, a sua obra. Aparições divinas, mensagem de esperança, A Medalha Milagrosa, joia de bondade.

Na Rue du Bac, a graça derrama-se, Como um rio celeste, a fé incha.

Na Medalha, um laço eterno se ata, Com a Virgem de Paris, amor que protege.

Santa Catarina, testemunha do divino, transmite uma mensagem genuína ao mundo.

Na Medalha Milagrosa, fé e amor se entrelaçam, Em honra da Virgem, as almas se abraçam.


Consagração ao Lar

Ó Virgem Maria! Ao teu coração imaculado consagramos hoje a nossa casa e todos os que nela habitam.

Que a nossa casa seja, como a de Nazaré, uma morada de paz e de felicidade pelo cumprimento da vontade de Deus, pela prática da caridade e pelo perfeito abandono à Divina Providência.

Velai por todos os que nele habitam; ajudai-os a viver cristãmente; cobri-os com a vossa proteção materna e dignai-vos, ó Virgem Maria clementíssima, formar de novo no céu esta casa que na terra pertence inteiramente ao vosso Coração Imaculado. Formai de novo no céu esta casa que na terra pertence inteiramente ao vosso Coração Imaculado. Amém

Oração à Virgem Milagrosa

Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, que vos manifestastes a Santa Catarina Labouré como medianeira de todas as graças, atendei a minha oração.

Nas vossas mãos maternais deixo todos os meus interesses espirituais e temporais, e confio-vos em particular a graça que ouso implorar da vossa bondade, para que a confieis ao vosso divino Filho e lhe supliqueis que ma conceda, se for segundo a sua vontade e se for para o bem da minha alma.

Levantai as mãos para o Senhor e depois voltai-as para mim, ó Virgem poderosa; envolvei-me nos raios da vossa graça, para que, à luz e ao calor desses raios, eu me desprenda das coisas terrenas e caminhe alegremente nas vossas pegadas, até ao dia em que me recebereis graciosamente às portas do Céu. Amém.

Bendita seja a vossa pureza

Bendita seja a Vossa pureza, e eternamente, pois todo um Deus se alegra, em tão graciosa beleza. A Vós, princesa celeste, Santa Virgem Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Olhai para mim com compaixão, não me abandoneis, minha Mãe. Amém.


Salve Rainha

Salve, Rainha e Mãe de misericórdia, nossa vida, nossa doçura e nossa esperança; Salve, Salve. A Vós chamamos nós, os filhos desterrados de Eva; a Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Por isso, Senhora, advogada nossa, volvei para nós esses vossos olhos misericordiosos; e, depois deste exílio, mostrai-nos Jesus, fruto bendito do vosso ventre.

Ó clementíssima, ó misericordiosíssima, ó sempre doce Virgem Maria!

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos de alcançar as promessas de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Oremos: Deus omnipotente e eterno, que, com a cooperação do Espírito Santo, preparastes o corpo e a alma da gloriosa Virgem e Mãe Maria para que fosse digna de ser a digna morada do Vosso Filho, concedei que, ao celebrarmos com alegria a sua comemoração, pela sua piedosa intercessão sejamos libertados dos males presentes e da morte eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

Sub tuum

Sob a vossa proteção nos refugiamos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas na hora da necessidade, mas livrai-nos de todo o perigo, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.

Recordar

Lembrai-vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que se dirigiram à vossa proteção, implorando a vossa assistência e reclamando o vosso auxílio, tenha sido abandonado. Animado por esta confiança, também eu me dirijo a vós, ó Mãe, Virgem das virgens, e gemendo sob o peso dos meus pecados, atrevo-me a comparecer perante a vossa soberana presença. Ó Mãe de Deus, não rejeiteis as minhas súplicas, mas ouvi-as e acolhei-as com bondade. Amém.


OUTRAS ORAÇÕES

Litanias

 

Deus, Pai celeste... tem piedade de nós. Deus, Filho evangelizador dos pobres...

Deus, Espírito Santo, fruto do amor... Santíssima Trindade, um só Deus...

 

Santa Maria... rogai por nós. Santa Mãe de Deus.

Maria, mulher sem mancha. Maria, Mãe Imaculada. Maria, Rainha das Missões. Maria, Promotora da Caridade.

Maria, mulher pobre, simples e humilde. Maria, Virgem Poderosa.

Maria, Mulher predita pelos profetas. Maria, nova Eva.

Maria, Mãe Milagrosa.

Maria, Mãe de todos em particular. Maria, Intercessora de todas as graças. Maria, Mãe do relâmpago.

Maria, artífice da Medalha Milagrosa.

Maria, que vos manifestastes a Santa Catarina Labouré. Maria, Mãe das Filhas da Caridade.

Maria, Mãe da Congregação da Missão.

Maria, inspiradora de todos os Movimentos Marianos Vicentinos. Maria, Padroeira de toda a Família Vicentina.

 

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Oremos: Concedei-nos, Senhor nosso Deus, gozar de contínua saúde da alma e do corpo e, pela gloriosa intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, ser livres das penas da vida presente e gozar das alegrias eternas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


SANTO ROSÁRIO CANTADO MISTÉRIOS DA ALEGRIA:

Coro: Vêm os cristãos, vêm os devotos, Para rezar o terço a Maria,

Consolo e alegria do triste mortal.

 

INTRODUÇÃO:

O diabo com todo o inferno

Ela fica perturbada e assustada quando ouve o Rosário cantado à Rainha e à Mãe

E deixa as almas sob a sua misericórdia.

 

A alegria santa inunda as almas

Que rezam a Avé Maria com terna piedade, E Nossa Senhora ouve as suas preces Como uma boa Mãe cheia de bondade.

 

I

O Arcanjo Gabriel voa rapidamente,

E anuncia à Virgem uma graça sem igual: que no seu seio puríssimo o Verbo se revestirá de carne humana.

 

II

A Santíssima Virgem Alegre,

Visita o primo no monte Hebron; E recebe o futuro Batista,

De ser puro e limpo, uma dádiva magnífica.

 

III

Entre humildes palhas, o Verbo A luz vê do mundo em pobre portal. Adoremo-lo todos, porque ele vem

Para abrir as portas da alegria eterna.

 

IV

Obediente a Virgem, Apresenta


O seu filho no templo do Deus de Sião, E o velho profeta anuncia-lhe

O que deve ser um sinal de contradição.

 

V

Entre os médicos sábios, ele encontra

A Virgem para o Menino, que tanto procurava, E com admiração ponderam a ciência

Que o Verbo, no seio do Pai, aprendeu.

 

MISTÉRIOS LUMINOSOS. INTRODUÇÃO:

 

Quando o homem começa a rezar o Rosário, o Divino abre os seus tesouros,

E distribui graças singulares

Para aqueles que, contritos, o começarem.

 

Se rezardes o terço com devoção,

Apesar das muitas faltas que tens de eliminar, Não entres em pânico, por quanto deves

O Santo Rosário pode pagá-lo.

 

I

No rio Jordão é proclamado

A Cristo, o Filho, missionário de Deus. À sua passagem, os céus abrem-se,

E o Espírito Santo desceu sobre ele.

 

II

Em Canaã da Galileia

Alguns casamentos não tiveram vinho

E a flagelação chove sobre ele aos milhares, Castigo que sofre pelo pecador.

 

III

Proclamando o Reino dos Céus, Jesus convida-nos à conversão


Abandonar os maus hábitos

Os homens alcançam a salvação

 

IV

Jesus Cristo sobe ao monte e leva consigo Pedro e João, e Tiago também o acompanha.

E juntos vêem o Messias falar

 

V

No cenáculo, todos reunidos, Jesus Cristo, à mesa, parte o pão.

A partir desta aliança, devem continuar.

 

INTRODUÇÃO AOS MISTÉRIOS DOLOROSOS:

 

Quando o homem começa a rezar o Rosário, o Divino abre os seus tesouros,

E distribui graças únicas

Para aqueles que, contritamente, o iniciarão.

 

Se rezardes o terço com devoção,

Apesar das muitas faltas que tens de eliminar, Não entres em pânico, por quanto deves

O santo Rosário pode pagá-lo.

I

O Verbo Divino ajoelha-se em adoração no jardim. E o seu sangue encharca a terra

Que é o preço infinito da Redenção.

 

II

Soldados implacáveis amarrados

Ao nosso Mestre e bom Redentor, E a flagelação chove sobre Ele aos milhares,


Castigo que sofre pelo pecador.

 

III

Com espinhos afiados que perfuram

A santa cabeça, com ódio infernal; Aplica a meu Jesus esta afronta,

Para expiar o meu orgulho e a minha vaidade.

 

IV

Sob a madeira áspera ele caminha

Jesus em direção ao monte onde vai morrer; Meditai nas suas dores, ó fiéis,

Neste Rosário, com gemidos profundos.

 

 

V

Entre dois infractores expira

Da montanha no cume, pregado na cruz; Detestemos verdadeiramente a causa.

Das muitas dores que Jesus sofreu.

 

INTRODUÇÃO AOS MISTÉRIOS GLORIOSOS

Para a varanda dos céus

A Virgem Maria, rainha do céu, e todos os anjos se alegram,

Ao ver que o Rosário está prestes a começar.

Aquele que rosna as glórias celestes Homenagens a Maria, da roseira santa, Ninguém duvida que se compromete com a Virgem

Posso dar-vos uma proteção especial para o dia de hoje

 

I

Nas primeiras horas da madrugada

Ele sai do túmulo, meu bom Salvador, E dirige os seus passos gloriosos

Dar a Nossa Senhora o seu abraço de amor.


II

Rodeado de muitos discípulos, Ele sobe ao céu, Jesus, pois vai preparar-nos a glória,

Que ele ganhou com a morte de Cruz.

 

III

Sob a forma de línguas de fogo

O Espírito Santo desceu no Pentecostes, e encheu todos os discípulos,

De luzes, de onde, de graça ao mesmo tempo.

 

IV

Entre coros de anjos, a Virgem

A terra do pranto para sempre partiu; Ela não podia estar longe do Filho,

Que lhe deve tanto, que a amou tanto.

 

V

Coroado com um diadema real,

A nossa Mãe está em grande esplendor; invoquemo-la, pois, porque ela tem

A todos os seus filhos um grande amor.


HINO MARIANO

1.      Com a música da Blanca Paloma

Vicentinos unidos rezamos (bis) / Porque são os vossos raios (tris) Graças do Senhor.

 

Milagrosa cantam os teus filhos (bis) / Porque tu és a nossa Mãe (tris) Mãe de Jesus...

 

De França para o mundo (Bis) / A vossa Santa Medalha (tris)

Dádiva de Amor.

 

A Cruz e o M são sinais (bis) / Do amor de Cristo (tris)

A mãe dele deu-nos

 

Admirable estende as suas mãos (encore) / Pisando a morte (tris)

Concedeu a paz

 

2.      Com a música da Avé Maria Maria presente na graça de Deus, Traz-nos do céu, preciosa dádiva.

 

A Vossa Santa Medalha, dom de amor, Com alegria pedimos favor.

 

Santa Catarina à Madre serra, Cantemos o pássaro à sua conceção.

 

São grandes símbolos de redenção, usados ao pescoço com grande devoção.

 

Vós sois a milagrosa Mãe de Jesus, rogai por nós a Cristo Senhor.


Os dois corações venceram a ira, Da cruel serpente inimiga harpia.

 

O mundo a teus pés, ó doce Mulher! Os raios são graças, ó Virgem Maria!

 

A cruz e o eme, a união de Maria com o seu Filho bendito, ó Rainha Maria!

 

3.      Hino da Medalha Milagrosa Trago-a ao peito porque prometeste a quem a usa uma grande bênção. A vossa santa medalha acompanha-me sempre, A vós, boa Mãe, me entrego hoje.

Os raios são as tuas graças, ó Milagreiro, Que a todos derramas, ó Milagreiro, E fluem das tuas mãos, ó Milagreiro, Acolhem os teus filhos, ó Milagreiro.

 

O povo que vos foi confiado clamou pela vossa graça divina.

E a vossa bênção. As doze estrelas, Os dois corações, A cruz e o M São a redenção.

 

Os raios são as tuas graças, ó Milagreiro, Que a todos derramas, ó Milagreiro, E fluem das tuas mãos, ó Milagreiro, Acolhem os teus filhos, ó Milagreiro.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.


 

 

Alegre:


MISTÉRIOS 

(com a música da Ave Maria)


1.    Descendo do céu, o anjo de Deus anuncia o mistério da Encarnação.

2.  A Santíssima Virgem saúda Isabel e a sua alma engrandece a misericórdia de Deus.

3.  Uma estrela radiante mostra-nos em Belém, nascido entre palhas, o Deus de Israel.

4.    Para o templo levando o seu humilde Jesus um rito que cumpre de humilde virtude.

5.   Com cruel angústia, procuram-no por toda a parte, quando Ele ensina a Lei aos sábios.

 

Luminoso:

1.   No Jordão, Cristo louva a Deus, e a voz do Céu proclama o Senhor.

2.   A sua Mãe, nas bodas, pede a sua intercessão e Cristo, o Bom Filho, ouve a sua voz.

3.   Mudando de vida, os homens terão Cristo, o irmão, como Salvador.

4.  Diante de Pedro, Tiago e João, a glória é admirada no monte Tabor.

5.   Mistério admirável de tão grande fé, A Eucaristia começa a nascer.

 

Doloroso:

1.    Eis, minha alma, Deus, teu Senhor, em angústia, a rezar.

2.   Já rasgam a sua carne com flagelos sem fim, as minhas faltas merecem um castigo tão cruel.

3.   A coroa de espinhos trespassa-lhe a têmpora, mas a minha alma saúda-o como Deus e Rei.

4.  Uma madeira madura sustenta o meu Bem, as minhas faltas tinham um peso tão cruel.

5.  Com a dura dor pregada na cruz a salvar-me o meu doce Jesus morre.


Glorioso:

1.    Hosana Aleluia, exclamou o mundo quando viu o Senhor sair do túmulo.

2.   Já vais para junto do Pai, meu Deus e meu Rei, no meio da alegria, não te esqueças do teu rebanho.

3.   Espírito Santo de Deus, o fogo e a luz descem trazendo o conhecimento e a virtude.

4.  Do vale do pranto ao reino do amor, Maria, a Mãe de Deus, sobe.

5.    A tua fronte circunda a coroa imperial do céu, tu és a Rainha, do mundo Paz.

 

BÊNÇÃO DA MEDALHA

 

V: O nosso socorro está no nome do Senhor. R: Que fez o céu e a terra.

V: O Senhor esteja convosco. R: e com o vosso espírito.

Oremos: Ó Deus todo-poderoso e misericordioso! que, pelas numerosas aparições na terra da Imaculada Virgem Maria, vos dignastes fazer maravilhas pela saúde das almas e dos corpos, concedei a vossa bênção a estas medalhas, imagens e objectos religiosos, e que aqueles que as venerarem com piedade ou as usarem com devoção sintam a vossa proteção e alcancem a vossa misericórdia. Amém.

E aqueles que usam a Medalha Milagrosa pela primeira vez: recebam esta santa medalha. Usai-a fielmente, honrai-a com a veneração que merece, para que a piedosa e sempre Virgem Maria, Rainha do Céu, vos proteja e defenda, e renovando os prodígios do seu Amor, vos obtenha misericordiosamente do Senhor tudo o que pedirdes, e vivais e morrais sob a sua maternal proteção.

É aspergido com água benta.