quinta-feira, 14 de abril de 2022

PROCISSÃO DO ENCONTRO

 


 

A) PROCISSÃO:

Saídas:

·        Nosso Senhor dos Passos, saindo de loca X.

·        Nossa Senhora das Dores, saindo de local Y.

Encontro Santo:

·        Local Z.

Nas procissões rezar e cantar conforme o costume.

 

B) ESQUEMA DO SERMÃO DO ENCONTRO:

1. Anúncio da Palavra de Jesus/Dor Maria (Comentarista)

2. Leitura das passagens bíblicas (Presidente)

3. Reflexão, com opção de terminar com uma prece sobre a palavra/dor ou tema X (Campanha da Fraternidade?) (Presidente ou Auxiliar)

4. Pai Nosso e/ou Ave Maria (Povo)

5. Cântico (Coral/Povo)

 

C) DESENVOLVIMENTO:

Sete Palavras de Jesus;

Sete dores de Maria

 

1ª Palavra: Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem e

1ª Dor: Uma espada atravessa a alma de Maria.

 

“Quando chegaram ao chamado «lugar da Caveira», aí crucificaram Jesus e os criminosos, um à sua direita e outro à sua esquerda. E Jesus dizia: «Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendo!” (Lc 23,33-34a).

“Eis que esse menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será sinal de contradição. Quanto a você, uma espada há de atravesar-lhe a alma! (Lc 2, 34-35).

·        Reflexão

·        Pai Nosso e/ou Ave-Maria

·        Canto: Pecadores redimidos, com o sangue do Senhor. Atendei, olhai se existe, dor igual a minha dor!

1.     Dolorosa aguda espada, traspassou-me o coração. Quando a morte do meu Filho, me predisse Simeão!

 

2ª Palavra: Hoje estarás comigo no paraíso e

2ª Dor: Perseguida por Herodes, a Sagrada Família foge para o Egito

 

“Um dos criminosos crucificados o insultava, dizendo: «Não és tu o Messias? Salva a ti mesmo e a nós também» Mas o outro o repreendeu, dizendo: «Nem você teme a Deus, sofrendo a mesma condenação? Para nós é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal». E acrescentou: «Jesus, lembra-te de mim, quando vieres em teu Reino» Jesus respondeu: «Eu lhe garanto: hoje mesmo você estará comigo no Paraíso” (Lc 23,39-43).

“Levanta-te, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que eu te avise, pois Herodes vai procurar o menino para matar!” (Mt 2,13).

·        Reflexão

·        Pai Nosso e/ou Ave-Maria

·        Canto: Pecadores redimidos, com o sangue do Senhor. Atendei, olhai se existe, dor igual a minha dor!

2.     Junto ao Filho, para o Egito, eu fugi com dor atroz, quando Herodes o buscava, para dá-lo ao vil algoz.

 

3ª Palavra: Mulher eis aí o teu filho, filho eis aí a tua mãe e

3ª Dor: perda do Menino Jesus no Templo

 

“Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse à mãe: «Mulher, eis aí o seu filho». Depois disse ao discípulo: «Eis aí a sua mãe». E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19,26-27).

“Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltaram, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém a procura dele” (Lc 2,43-45).

·        Reflexão

·        Pai Nosso e/ou Ave-Maria

·        Canto: Pecadores redimidos, com o sangue do Senhor. Atendei, olhai se existe, dor igual a minha dor!

3.       Quem dirá meu sentimento? Desolada me encontrei, vendo o Filho meu perdido! Por três dias o busquei!

 

4ª Palavra: Meu Deus, porque me abandonastes?! e

4ª Dor: Maria chora ao ver seu Filho Jesus carregando a Cruz.

 

“Ao chegar o meio-dia, até às três horas da tarde, houve escuridão sobre toda a terra. 34 Pelas três horas da tarde, Jesus deu um forte grito: «Eloi, Eloi, lamá sabactâni?», que quer dizer: «Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?» (Mc 15,33-34).

“Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão do povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam” (Lc 23,26-27).

·        Reflexão

·        Pai Nosso e/ou Ave-Maria

·        Canto: Pecadores redimidos, com o sangue do Senhor. Atendei, olhai se existe, dor igual a minha dor!

4.     Que martírio na minh’alma, encontrando meu Jesus, no caminho do calvário, arquejante sob a cruz.

 

5ª Palavra: Tenho sede e

5ª Dor: Maria sofre ao ver seu Filho Jesus morrendo na Cruz.

 

“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena [...]. Sabendo que tudo estava realizado, para que se cumprisse a Escritura, Jesus disse: «Tenho sede». Havia aí uma jarra cheia de vinagre. Amarraram uma esponja ensopada de vinagre numa vara, e aproximaram a esponja da boca de Jesus. (Jo 19,25.28-29)

·        Reflexão

·        Pai Nosso e/ou Ave-Maria

·        Canto: Pecadores redimidos, com o sangue do Senhor. Atendei, olhai se existe, dor igual a minha dor!

5.     Mas ó céus, ó terra vede: dor maior não pode haver. Vendo a morte do meu Filho, foi milagre eu não morrer.

 

6ª Palavra: Tudo está consumado e

6ª Dor: Maria recebe em seus braços o corpo do seu filho morto tirado da cruz

 

“Ele tomou o vinagre e disse: «Tudo está realizado» E, inclinando a cabeça, entregou o espírito” (Jo 19,30a).

“Chegada à tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de Sábado, veio José de Arimatéia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos, então, deu o cadáver a José, que retirou o corpo da cruz. (Jo 19,38)

·        Reflexão

·        Pai Nosso e/ou Ave-Maria

·        Canto: Pecadores redimidos, com o sangue do Senhor. Atendei, olhai se existe, dor igual a minha dor!

6.     Contemplai meu sofrimento, minha angústia ao pé da cruz: pela lança transpassado vi meu Filho, o meu Jesus!

 

7ª Palavra: Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito e

7ª Dor: Maria observa quando depositaram o corpo de Jesus no sepulcro, ficando Ela em triste solidão.

 

“Já era mais ou menos meio-dia, e uma escuridão cobriu toda a região até às três horas da tarde, pois o sol parou de brilhar. A cortina do santuário rasgou-se pelo meio. Então Jesus deu um forte grito: «Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito». Dizendo isso, expirou” (Lc 23,44-46).

“José, tomando o corpo, o envolveu num lençol limpo, e o colocou num túmulo novo, que ele mesmo havia mandado escavar na rocha. Em seguida, rolou uma grande pedra para fechar a entrada do túmulo, e retirou-se. Maria Madalena e a outra Maria estavam aí sentadas, em frente ao sepulcro” (Mt 27,59-61).

·        Reflexão

·        Pai Nosso e/ou Ave-Maria

·        Canto: Pecadores redimidos, com o sangue do Senhor. Atendei, olhai se existe, dor igual a minha dor!

7.     Oh! Que dor mais cruciante, que suprema solidão, ao levarem-no ao sepulcro, invadiu-me o coração.

Nenhum comentário: