segunda-feira, 9 de maio de 2022

Reflexão na Missa do Dia de Santa Luisa de Marillac

 


Ir. Michel Araújo, CM

Prezados irmãos e amigos é com muita alegria que a Igreja, especialmente a Família Vicentina, celebra, hoje (09 de maio), a festa, e, para nós, Família de São Vicente, a solenidade de Santa Luísa de Marillac. Mulher que, desde muito nova sonhou em se consagrar a Deus; estudou com as Dominicanas; desejou ser Capuchinha, mas depois levou uma vida de muito sofrimento até o dia em que o Senhor a consolou. A chamada Luz de Pentecostes.

 

As leituras que acabamos de ouvir (Is 58,1a.5-11; Tg 2, 14-19.26 e Mt 25, 31-46), e agora estamos meditando ilustram muito bem a caminhada espiritual desta grande santa. Ela, como dissemos, sempre sentiu forte o desejo de se consagrar ao Senhor e era uma mulher muito penitente, fazia muitos jejuns e vivia, verdadeiramente, uma vida de muita mortificação e oração. Até que, um dia, orientada por seu diretor espiritual, São Vicente de Paulo, descobriu que Deus queria mais que seus atos de piedade, queria que ela O servisse na pessoa dos desvalidos. Assim foi seu processo de amadurecimento espiritual, assim ela foi se santificando.

 

Luísa de Marillac tornou-se santa porque sempre teve os olhos fixos em Jesus (Hb 12, 2-3). Caberia a nós que, como ela, queremos nos santificar, perguntarmo-nos quem é Jesus para nós.

 

São Vicente delinea bem três marcas importantes de Jesus para as Filhas da Caridade que podem nos ajudar: Jesus é o Adorador do Pai, o Servo de seu desígnio de amor e o Evangelizador e Servidor dos Pobres.

 

"Adorador do Pai": o primeiro passo, para nós que, como ela, queremos viver uma vida santa é uma atitude de profunda intimidade com o Senhor. Escutando-O, amando-O e, evidentemente, adorando-O.

 

"Servo de seu desígnio de amor": o segundo passo é uma vida totalmente entregue nas suas mãos (Sl 31,6). Vivendo com docilidade os apelos da Providência Divina, deixando que Ele nos leve onde desejar e realize seus sonhos em nós e na nossa história.

 

"Evangelizador e Servidor dos Pobres": nossa fé deve ser vivida como uma cruz, com os olhos para o alto, votados para Deus, mas também com os olhos voltados para a frente, isso é, enxergando os irmãos, especialmente os sofredores. Assim, todo aquele que busca a santidade deverá ser um evangelizador e um servidor.

 

Ao celebrarmos Santa Luísa, peçamos ao Senhor que nos conceda uma vida vivida a exemplo dela e das suas seguidoras, as Filhas da Caridade que entregam suas vidas em prol da promoção dos oprimidos; uma vida de grande amor e serviço ao Senhor na pessoa dos crucificados do tempo presente.

 

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!



Nenhum comentário: