quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Novena a Antônio-Frederico Ozanam



O Conselho Geral Internacional convida todos os confrades e consócias do mundo inteiro a realizarem essa novena dedicada ao confrade Antônio-Frederico Ozanam, principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo, entre os dias 1° e 9 de setembro, todos os anos. Agradecemos ao querido confrade Philippe Menet, da França, pela criação desta novena, que seguramente alcançará muitas graças, notadamente a própria canonização do bem-aventurado Ozanam.

Confrade Renato Lima de Oliveira

16° Presidente-geral


DIA 1° DE SETEMBRO

Senhor, ajuda-nos a ouvir melhor a Tua Palavra. 

Autobiografia de Amélia Soulacroix, sua esposa 


“Uma vida cheia de Deus através da oração. Sua piedade era viva: ele se levantava por volta das 7 ou 8 da manhã e eu nunca o via acordar ou adormecer sem fazer o sinal da cruz e rezar. Pela manhã, ele costumava ir ao seu escritório onde fazia sua oração matinal e uma leitura da Bíblia em grego, na qual meditava por cerca de meia hora. Ele nunca fez nada que fosse importante sem rezar antes. Ele nunca fez nada sério sem orar. Antes de partir para sua aula na universidade, ele sempre se ajoelhava para pedir a Deus a graça de não dizer nada para atrair aplausos, mas de falar somente pela glória de Deus e pelo serviço da caridade. Ele nunca deixou de rezar esta oração quando teve que falar em público, e até ele queria que eu a rezasse com ele. Até o final de sua vida, manteve-se extremamente fiel a seus hábitos de piedade”.

PAI-NOSSO, AVE-MARIA, GLÓRIA AO PAI



DIA 2 DE SETEMBRO

Senhor, ajuda-nos a aliviar toda a pobreza.

Carta nº 136 a François Lallier, 5 de novembro de 1836 


“Nosso dever como cristãos é aproximar esses inimigos irreconciliáveis: os que não têm nada e os que têm demais. Que a caridade faça o que só a justiça não pode fazer. Somos servos inúteis; mas somos servos e nosso salário é dado somente na condição de trabalharmos na vinha do Senhor, no lugar que nos foi designado”.

PAI-NOSSO, AVE-MARIA, GLÓRIA AO PAI


DIA 3 DE SETEMBRO

Senhor, ajuda-nos a dar testemunho do Teu Amor.

Carta nº 29 a Auguste Materne, 19 de abril de 1831


“Proeminência da lei do amor: a única regra a ser estabelecida para as ações humanas, a única lei que deve governá-las, é a lei do amor. Esta lei magnífica reconhece três princípios da ação humana: o amor de Deus, infinito, imenso e sem limites; o amor do próximo, relacionado ao amor de Deus; e finalmente, o amor de si mesmo, subordinado aos outros dois. Ó meu amigo, que esta lei de amor seja nossa, e pisoteando a glória vã, nosso coração arderá somente para Deus, para a humanidade e para a verdadeira felicidade. Então seremos excelentes católicos, excelentes franceses, então seremos felizes”.

PAI-NOSSO, AVE-MARIA, GLÓRIA AO PAI


DIA 4 DE SETEMBRO

Senhor, que nossos corações descubram-Te através dos mais pobres entre os pobres.

Carta n°175 a François Lallier, 17 de maio de 1838


"Um santo patrono (como São Vicente de Paulo) não é um sinal banal, é uma vida que deve ser continuada, um coração ao qual se deve aquecer o coração. É um modelo na terra e um protetor no céu. É somente nestas condições, de apropriar-se dos pensamentos e virtudes do santo, que a Sociedade pode escapar das imperfeições de seus membros, que pode se fazer útil na Igreja e dar a si mesma uma razão de ser".

PAI-NOSSO, AVE-MARIA, GLÓRIA AO PAI


DIA 5 DE SETEMBRO

Senhor, guia-nos no caminho da Santidade.

Carta nº 97 a Léonce Curnier, 16 de maio de 1835


"Não é com uma bengala frágil que precisamos para atravessar a terra; precisamos de duas asas. Estas duas asas carregam os anjos: fé e caridade. A graça deve nos conduzir até a morte. Devemos amar até a morte, devemos lutar até o fim. Não nos contenhamos com uma vitória fácil: Deus nos dificultou, a fim de tornar nossas coroas mais gloriosas".

PAI-NOSSO, AVE-MARIA, GLÓRIA AO PAI


DIA 6 DE SETEMBRO

Senhor, ensina-nos a olhar o nosso próximo como um irmão.

Carta nº 137 a Louis Janmot, 13 de novembro de 1836


"A natureza própria do amor é assimilar a si mesmo, tanto quanto significa dedicar-se às coisas amadas. Os pobres, nós os vemos com os olhos da carne, eles estão lá e podemos colocar nosso dedo e mão em suas feridas e os traços da coroa de espinhos são visíveis em suas testas. Devemos cair a seus pés e dizer-lhes: vocês são para nós as imagens sagradas deste Deus que não vemos, e não sabendo amá-Lo de outra forma, nós o amaremos em suas pessoas."

PAI-NOSSO, AVE-MARIA, GLÓRIA AO PAI



DIA 7 DE SETEMBRO

Senhor, envia-nos teu Espírito para servir-Te melhor.

Carta n°141 a Pierre Balloffet, 23 de janeiro de 1837


"Espero que esta querida Sociedade de São Vicente de Paulo, fundada de forma imprevista e aumentada de forma tão providencial, na qual encontramos tantos bons exemplos e tanta alegria, à qual foi dada para fazer um pouco de bem ao próximo, continue a prosperar sob a bênção divina".

PAI-NOSSO, AVE-MARIA, GLÓRIA AO PAI



DIA 8 DE SETEMBRO

Senhor, guia-nos em nosso desejo de conhecer as necessidades dos outros.

Carta nº 121 a sua mãe, 23 de julho de 1836


"Suas obras de caridade: na terça-feira passada, festa de São Vicente de Paulo, todos nos encontramos. Os relatórios mostram que a nossa Sociedade é composta de cerca de 200 membros, visitando 300 famílias pobres e distribuindo um pouco mais de 4.000 francos de ajuda doméstica nos quatro cantos de Paris. Além disso, temos uma casa de aprendizagem onde alojamos, alimentamos e ensinamos dez crianças órfãs pobres. Tivemos várias pessoas moribundas que receberam sua Primeira Comunhão. Tivemos pessoas que viviam juntas, por muito tempo, casando-se agora na Igreja. Estou convencido de que, no caso de obras de caridade, nunca se deve preocupar com recursos financeiros, aparecerão sempre tais recursos."

PAI-NOSSO, AVE-MARIA, GLÓRIA AO PAI



DIA 9 DE SETEMBRO

Senhor, nós agradecemos-Te por todos os presentes recebidos. 

Carta nº 157 a Auguste Le Taillandier, de 21 de agosto de 1837 


"Que cada um de nós, à medida que envelhecemos, também crescemos em amizade, em piedade, em zelo pelo bem! Que toda nossa vida seja passada sob o patrocínio daqueles a quem dedicamos nossa juventude: Vicente de Paulo, a Virgem Maria, e Jesus Cristo nosso Salvador.

PAI-NOSSO, AVE-MARIA, GLÓRIA AO PAI


ORAÇÃO

Senhor, fizeste do beato Frederico Ozanam uma testemunha do Evangelho, maravilhado pelo mistério da Igreja. Inspiraste seu combate contra a miséria e a injustiça, e o dotaste de uma generosidade incansável, ao serviço de todos aqueles que sofrem. Em família, ele se revelou filho, irmão, esposo e pai excepcional. No mundo, sua ardente paixão pela verdade iluminou seu pensamento, seu ensinamento e seus escritos. À nossa Sociedade, que concebeu como uma rede universal de caridade, ele soprou o espírito de amor, de audácia e da humildade, herdados de São Vicente de Paulo. Em todos os aspectos de sua breve existência, emerge sua visão profética da sociedade, tanto quanto a influência de suas virtudes. Por essa multiplicidade de dons, nós te agradecemos, Senhor, e solicitamos – se é de tua vontade – a graça de um milagre, pela intercessão do beato Frederico Ozanam. Possa a Igreja proclamar sua santidade, se esta for providencial para o momento atual. Nós te pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Fonte:  https://www.ssvpglobal.org/novena-em-homenagem-ao-bem-aventurado-confrade-antonio-frederico-ozanam/


Nenhum comentário: