sábado, 20 de março de 2021

ANO SANTO DE SÃO JOSÉ: ÍCONE PEREGRINO

 


Estamos vivendo o Ano de São José convocado pelo Papa Francisco. Ver mais na carta apostólica "Patris Corde" do Papa Francisco por ocasião do 150º aniversário da declaração de São José como padroeiro universal da Igreja

Tela: São José, Patrono da Igreja, foi pintada por Giuseppe Rollini (nascido em 1842 - falecido em 1904), está exposta na basílica del Sacro Cuore em Roma, no Altar lateral.

BREVE DESCRIÇÃO DO ÍCONE

1. A Tela de Giuseppe Rollini tem ao centro a Sagrada Família de Nazaré, com especial destaque a figura de SÃO JOSÉ, HOMEM SANTO E JUSTO (Mt 1,19).

2. Nele O MENINO JESUS encontra acolhida e segurança em seu colo de Pai. Como que, nos indicasse buscar confiança na Pessoa de São José.

3. A SANTISSIMA VIRGEM MARIA, sua esposa está ao seu lado direito, indicando o papel das esposas, nas famílias: sempre ao lado de seu esposo direito, apoiando e construindo juntos a unidade e santidade familiar.

4. A IGREJA: como podemos perceber o anjo apresenta a Basílica de São Pedro a São José, representando toda Igreja, santa e católica. A apresentação da igreja feita pelos anjos, também nos indica que ela é uma obra Divina, perfeita e em manchas, independente de seus membros (homens limitados, sujeitos ao pecado)

5. IT AD IOSEPH: os Anjos nos apresentam a faixa com os escritos IDE A JOSÉ. Como rezamos na oração de São José: nas vossa maiores aflições e tribulações o anjo do senhor não vos valeu? Valei-me São José. Desta forma a Igreja, ao nos apresentar São José como Patrono, nos convida a ir a José nos momentos difíceis e turbulentos, como este em que estamos vivendo o da Pandemia da Covid 19.


ORAÇÃO DO ANO SANTO DE SÃO JOSÉ

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! 

A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem. 

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. 

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. 

Amém.

Nenhum comentário: