quarta-feira, 6 de março de 2024

ORAÇÃO: PARA PEDIR IGNORÂNCIA


 

Ó Deus, dai-me a graça de não saber nada, de ser ignorante, sem conhecimento, atrasado, para que, assim, eu possa aprender tudo, possa alcançar a verdadeira sabedoria, venha a ser capaz de admirar, de descobrir coisas novas, de me atualizar a cada momento da vida.

 

Fazei que eu não queira conhecer outra coisa que não seja Jesus Cristo e Jesus Cristo crucificado.

 

Que cada dia eu possa entender melhor o que significa ser discípulo de um marginal, seguidor de um homem condenado como ameaça ao sistema e criminoso irrecuperável, companheiro de alguém que foi eliminado como perigoso lixo da sociedade.

 

Que jamais eu pretenda saber qualquer coisa que não sirva para entender melhor o que isso significa.

·         Livrai-me, Senhor, de ser o “Sabe-tudo”!

·         Livrai-me de parecer um mestre!

·         Livrai-me de ter a última palavra!

·         De ter todas as respostas, de, por um momento que seja, achar que nada tenho a aprender.

 

Ensinai-me a ouvir os que nada têm a dizer. Ensinai-me a aprender dos que não sabem, a alcançar a sabedoria dos analfabetos, a aprofundar a minha fé na prática dos sem-estudos.

 

Fazei que eu perca a ilusão dos livros e dê mais valor à realidade da vida.

 

Que eu perca a ilusão das palavras bonitas e me empenhe cada vez mais no compromisso com a verdade.

 

Que eu tenha, acima de tudo, a sabedoria da cruz, a sabedoria do último lugar, que transforma em ilusão toda sabedoria, toda ciência, toda técnica, todo palavreado humano.

 

Pelo Cristo, de mãos grossas, analfabeto e condenado à morte, mas vivo para sempre. Amém!

 

[Uma das orações que o Padre José Luiz Gonzaga do Prado nos distribuía nas aulas de Bíblia].

Nenhum comentário: