segunda-feira, 11 de julho de 2022

Série: "Santos Missionários"

 



São José de Anchieta, missionário canário e apóstolo do Brasil

Certamente, para levar esta vida itinerante, ele não foi motivado por nenhum espírito de aventura, mas por um espírito de disponibilidade para a missão, de liberdade espiritual e prontidão para buscar e encontrar a vontade do Senhor em todos os momentos. Um ardor verdadeiramente apostólico o acompanhou até o fim. “Como não mereço ser mártir de outra forma – escreve ele mesmo – que ao menos a morte me encontre indefeso em uma dessas montanhas e ali deixo minha vida por meus irmãos. A disposição do meu corpo é fraca, mas me basta a força da graça, que da parte do Senhor não deve faltar”.

Adolfo Nicolau, SJ. Superior Geral. Roma, 03 de abril de 2014

 

São Vicente de Paulo, seguidor de Jesus Cristo, evangelizador dos pobres

O que ele estava fazendo em Paris, uma cidade cheia de frades e padres, o que ele estava fazendo desperdiçando seu tempo tentando fazer algo para o qual não tinha qualificação? Não sentiu no fundo de sua alma a voz de Deus chamando-o a investir a graça de seu sacerdócio entre os camponeses e a abandonar para sempre os sonhos de grandeza e conforto? Poucos dias depois dos acontecimentos de Folleville, Vicente de Paulo deixou a casa dos Gondy sem se despedir de ninguém, com a intenção de entregar para sempre sua vida sacerdotal em uma remota aldeia a mais de 500 quilômetros chamada Chatillon-les-Dombes.

Vida do Senhor Vicente de Paulo, Jaime Corera, CM

 

São João Gabriel Perboyre, mártir na China

Ó meu divino Salvador! Por sua onipotência, por sua infinita misericórdia, faça-me mudar e me transformar em vós. Que minhas mãos sejam vossas mãos e minha língua seja vossa língua, que meu corpo e meus sentidos sejam apenas para vossa glória. Mas antes de tudo, transforme minha alma e todas as suas potências: que minha memória, minha inteligência, minha vontade, seja como vossa memória, vossa inteligência, vossa vontade. Que minhas ações e meus sentimentos sejam como os vossos. E que assim como o Pai disse de vós: "Eu vos gerei hoje" Ele também pode dizer isso de mim e ainda acrescentar: "Você é meu filho amado em quem me comprazo".

(Oração do própria santo)


 

São Francisco Xavier, missionário do Oriente

Na vida, não é fácil mudar. Como jovens sonhamos e lutamos para conquistar uma identidade e um lugar em nosso meio. Queremos ser felizes no que fazemos, nas nossas escolhas. Xavier estava ligado à sua condição social, sua família e status. Alguém, que se tornou seu amigo, lhe ensinou o caminho da transformação interior. Ele não podia recuar agora. Deus o chamou para deixar tudo e descobri-lo em todos, especialmente nos doentes, nos pobres e nos corações tristes. Isso supunha uma entrega generosa e a opção por um caminho compartilhado. Xavier seguiu buscando e em seu interior encontrou um Deus que o encheu de paz, alegria, significado, quietude, motivação, liberdade..., embora o tenha feito arriscar sua vida.

“A viagem de Javier”, José María Guibert SJ


 

Santo Hermano Pedro, missionário canário na Guatemala e "homem que era caridade"

Pedro de Betancur distinguiu-se precisamente pela prática da misericórdia com espírito de humildade e vida austera. Sentia no coração de servidor a admoestação do Apóstolo Paulo: “Tudo o que vocês fizerem façam de coração, como quem obedece ao Senhor, e não aos homens (Cl 3, 23). Por isso, era verdadeiramente amigo de todos aqueles que viviam em situações de necessidade e se esforçava com ternura e grande amor pela sua salvação. De modo que, eu também, vejo este novo Santo como um convite urgente para prática da misericórdia na sociedade atual.

Homilia de Canonização de João Paulo II


Créditos: Manuel Mora Darias 

Nenhum comentário: