A Assembleia Geral da Congregação da Missão reelegeu, neste sábado, 2 de julho, Pe. Tomaž Mavrič, Superior Geral, por mais seis anos. A eleição ocorreu na sessão da manhã de sábado e foi a única atividade da Assembleia durante esse dia.
Após uma primeira votação, na qual Pe. Tomaž obteve 69 votos, que não foram -segundo as normas- suficientes para a sua eleição, procedeu-se a uma segunda votação, obtendo-se o seguinte resultado: Pe. Tomaž Mavrič 83 votos, Pe. Corpus Delgado 21 votos, Pe. Daniel Pilario 6 votos, Pe. Nicola Albanesi 2 votos e Pe. Yosief Zeracristos 1 voto.
Com 83 votos suficientes para declará-lo eleito, foi solicitada sua aceitação e ele foi proclamado reeleito para o período 2022-2028. Imediatamente, o Secretário da Assembleia, Pe. Corpus Delgado, escreveu, leu, assinou e lacrou a ata da eleição e proclamação do Superior Geral, para dar lugar às felicitações e às fotos obrigatórias.
Tomaž nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 9 de maio de 1959. Sua mãe, Leopoldina, e seu pai, Joze, nasceram na Eslovênia em 1932. Eles deixaram seu país de origem, então Iugoslávia, em maio de 1945, devido a a situação política do seu país. Eles fugiram para um campo de refugiados na Áustria e, em 1948, emigraram com suas famílias em um navio para a Argentina e em 1957 se casaram. Eles tiveram cinco filhos, duas meninas e três meninos. O pai de Pe. Tomaž faleceu em 1989 e sua mãe, ainda viva, reside na cidade de San Carlos de Bariloche, sul da Argentina. Seus irmãos e irmãs moram com suas famílias: Monika, nos Estados Unidos; Alenka e Marjan, na Argentina; e Martin, no Brasil.
Tomaž frequentou a escola primária e secundária em Buenos Aires. Durante os três últimos anos da escola primária e todo o tempo da escola secundária, frequentou uma escola fundada e dirigida pelos vicentinos em Remédios de Escalada, Província de Buenos Aires. Durante esses anos, ele estava em um internato ao lado da escola, também dirigido pelos Padres Vicentinos eslovenos. Este internato formou um bom número de futuros sacerdotes e missionários leigos. Após o colegial ingressou na Congregação da Missão, na Eslovênia. Entrou no Seminário Interno em Belgrado, Sérvia, em 11 de dezembro de 1976, fez os votos em 8 de abril de 1982 e foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1983 em Ljubljana, Eslovênia.
Durante sua vida ministerial, Pe. Tomaž atuou em várias atividades pastorais da Congregação da Missão, em nível internacional, em países como Canadá, Eslovênia, Eslováquia, Rússia, Irlanda e Ucrânia. Foi vigário paroquial, animador vocacional, formador, conselheiro, pregador de retiros e participou de missões populares. Pe. Tomaž tem experiência em trabalhar com os pobres na Rússia. Entre 2009 e 2016 foi vice-visitante da Província dos Santos Cirilo e Metódio, com sede em Kyiv. Da mesma forma, fez parte da comissão que preparou a nova Ratio Formationis da Congregação da Missão.
A XLII Assembleia Geral, realizada nos Estados Unidos, elegeu-o Superior Geral da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade -25º sucessor de São Vicente de Paulo- em 6 de junho de 2016. Ao final deste mandato, este XLIII A Assembleia Geral o reelegeu para esse serviço, por mais seis anos. Cabe destacar que o Superior Geral é também o Diretor Geral da Associação da Medalha Milagrosa, da Juventude Mariana Vicentina e do MISEVI e o líder natural de toda a Família Vicentina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário