Padre Tomaž Mavrič: novo sucessor de São Vicente
5 de julho de 2016. Nosso dia começou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Padre Gregory Gay, em seu último ato como 24º Superior Geral. Ao final da celebração, a Assembleia invocou a bênção do Senhor sobre o Padre Gregory, prorrompendo depois em vibrante aplauso para dizer do reconhecimento agradecido de toda a Congregação pela fecundidade de seu generalato ao longo dos 12 últimos anos.
Na sala magna, reunidos os 113 delegados, sustentados pela comunhão espiritual de tantos irmãos e irmãs espalhados pelo mundo, invocamos o Espírito Santo e procedemos à eleição do novo sucessor de São Vicente para os próximos seis anos. Depois do terceiro escrutínio, acolhemos a novidade do Espírito na pessoa do Padre Tomaž Mavrič, atual Vice-Visitador da Vice-Província de São Cirilo e São Metódio, que compreende três países Ucrânia, Rússia e Bielorrússia. O que sabemos a respeito de sua trajetória é ainda muito pouco. Nasceu no dia 9 de maio de 1959, em Buenos Aires (Argentina), filho de migrantes eslovenos. Foi admitido à Congregação a 11 de dezembro de 1976, emitiu os Votos Perpétuos no dia 8 de abril de 1982 e foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1983. Tendo passado por vários países (Canadá, Eslovênia, Rússia, Irlanda, Eslováquia e Ucrânia, onde residia até agora), possui ampla experiência ministerial: missão entre os pobres, pastoral paroquial, orientação de retiros, animação vocacional, formação dos nossos, governo provincial, etc. Conhece várias línguas: espanhol, russo, inglês, esloveno. Agora, temos o Padre Mavrič como 25º Superior Geral da Congregação da Missão e da Companhia das Filhas da Caridade, legitimamente escolhido nesta 42ª Assembleia. Ao novo sucessor de São Vicente, acolhemos com espírito de fé e gratidão sincera, prestamos obediência e oferecemos nossa colaboração, assegurando-lhe nossa proximidade espiritual e nossa recordação na próxima Eucaristia que celebrarmos.
A Assembleia prosseguiu, analisando os primeiros dos 11 postulados enviados pela Cúria e pelas Províncias, trabalho ao qual daremos continuidade nos próximos dias. Pedimos aos Coirmãos que continuem a acompanhar-nos com suas preces.
Pe. Mól e Pe. Vinícius
6 de julho: décimo dia: a solidariedade na CM
O novo Superior Geral, Padre Tomaž Mavrič, presidiu a Santa Missa desta manhã, convidando-nos, em sua breve homilia, a ser místicos da caridade, à semelhança de nosso fundador.
No período da manhã, reuniram-se as cinco conferências continentais, com o objetivo de indicar as características indispensáveis aos Assistentes Gerais, o número ideal de membros para compor o Conselho e nomes de Coirmãos considerados aptos e disponíveis para desempenhar este ofício de estreita colaboração com o sucessor de São Vicente. As conclusões foram depois apresentadas em plenário. Sobressaíram alguns traços do perfil do Assistente Geral: sentido de fé, retidão, transparência, flexibilidade, discernimento, ardor missionário, sentido de pertença, etc.
Congregados na sala magna, escutamos três apresentações a respeito do tema da solidariedade na Congregação: Padre Miles Heinen falou-nos da Oficina de Solidariedade Vicentina (VSO, em inglês), encarregada de captar recursos em distintas entidades, grupos e pessoas para subsidiar projetos das Missões e Províncias. Padre Joseph Agostino discorreu sobre um programa de formação permanente (WAM, em inglês), que oferece cursos de planejamento estratégico, elaboração de projetos e uso inteligente de recursos. Por fim, Padre Shijo Kanjirathamkunnel informou-nos sobre a Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação, vinculada à União Internacional de Superiores e Superioras Gerais, como resposta da Vida Consagrada às demandas sociais e ecológicas de nosso tempo, especialmente às situações que ameaçam a dignidade humana e a harmonia entre as criaturas. Concluídas as exposições, alguns membros da Assembleia se manifestaram a respeito das iniciativas apresentadas.
A Assembleia dedicou ainda algumas horas ao diálogo e aos esclarecimentos a respeito de dois projetos anteriormente apresentados para celebrar os 400 anos do carisma vicentino: missão internacional no norte da África e formação de seminaristas africanos em outros continentes. Ponderações, objeções e confirmações se misturaram, sem que pudéssemos chegar a decisões efetivas.
O dia foi concluído com o cruzeiro fluvial oferecido aos delegados pela Universidade De Paul, responsável por toda a infraestrutura da AG 2016. Ocasião favorável à alegria da comunhão fraterna.
Pe. Mól e Pe. Vinícius
7 de julho – Décimo primeiro dia: Vigário Geral e Postulados
Depois dos habituais prolegômenos, iniciamos o processo de eleição do Vigário Geral da Congregação. A escolha recaiu sobre o Padre Francisco Javier Álvarez (Província de Madri), reeleito para o ofício e efusivamente aplaudido pelos membros da Assembleia. As cinco conferências continentais foram convidadas a se reunir para tratar de assuntos diversos. A Conferência Latino-americana de Províncias Vicentinas (CLAPVI) tratou dos seguintes temas:
1. Curso para formadores 2018.
2. Missão interprovincial de Tefé (AM).
3. Diálogo com os Visitadores dos Estados Unidos.
4. Missão em Cuba em agosto de 2017, em comemoração aos 400 anos do carisma.
5. Assembleia de CLAPVI em Belo Horizonte.
6. Encontro de Superiores em Santiago (Chile).
7. Escola de Espiritualidade Vicentina (Curitiba – Brasil).
Todo o período da tarde foi dedicado ao exaustivo estudo dos postulados enviados pela Cúria e pelas Províncias, analisados segundo o formulário elaborado pela Comissão Central. Os sete postulados aprovados pela AG 2016 versam sobre o seguinte:
1. Tempo máximo de nove anos para o mandato de Visitador.
2. Ampliação da representatividade de cada Província na Assembleia Geral proporcionalmente ao número de seus membros: um delegado por 75 membros e outro a cada 50.
3. Efetivar a solidariedade econômica entre as Províncias.
4. Declaração da AG 2016 a respeito do tema: migrantes e refugiados.
5. Enriquecimento de nosso calendário litúrgico com a inclusão de modelos de santidade de outros ramos da Família Vicentina.
6. Incentivo e promoção sistemática da vocação do Irmão na CM.
7. Criação de uma comissão para proteção de crianças e adolescentes abusados sexualmente.
Pe. Mól e Pe. Vinícius
8 de julho – Décimo segundo dia: Eleição dos Assistentes Gerais
O dia de hoje foi inteiramente dedicado à eleição dos Assistentes Gerais. São eles:
• Pe. Aarón Gutiérrez Nava – Província do México
• Pe. Yosef Zeracristos – Província da Eritréia
• Pe. Mathew Kallammakal – Província da Índia-Norte
• Pe. Miles Heinen – Província Oeste-EUA
Acolhemos com gratidão o novo Conselho Geral, na esperança de que seus membros nos ajudem a encontrar formas significativas e relevantes de viver e transmitir a riqueza de nosso carisma vicentino em face dos apelos e desafios da Nova Evangelização, fieis à nossa identidade de missionários dos pobres.
Pe. Mól e Pe. Vinícius
9 de julho – Décimo terceiro dia: Ferramentas para Evangelização
Neste sábado, a Assembleia Geral se debruçou sobre o tema da Nova Evangelização, considerando três experiências concretas:
• A Escola da Fé, desenvolvida pelos Coirmãos da Província do Oriente, no Líbano, como uma qualificada catequese de iniciação à fé e consolidação da vida cristã, com a duração de três anos.
• A missão compartilhada, na perspectiva desenvolvida pelos Missionários Leigos Vicentinos (MISEVI) da Espanha, atuantes em três países: Angola, Bolívia e Honduras, com o apoio permanente dos Coirmãos na formação de seus membros e no acompanhamento de suas iniciativas.
• A presença da Congregação na Organização das Nações Unidas (ONU), como porta-voz das esperanças e apelos dos pobres, segundo as diferentes situações e realidades propostas à análise e à atuação das instituições que compõem a ONU, nos campos da justiça social, da paz mundial e da integridade da criação.
No mesmo dia, a Assembleia pode conhecer o primeiro esboço do substancioso Documento Final, cuidadosamente elaborado pela Comissão de Síntese. Alicerçado no tema da AG 2016: 400 anos de fidelidade ao nosso carisma e a Nova Evangelização, o Documento está dividido em quatro partes, todas passíveis de adequações e aprimoramentos. A primeira parte discorre sobre o contexto sócio-cultural e o estado atual da Congregação. A segunda propõe três critérios de reflexão e discernimento: Jesus Cristo, os pobres e o carisma vicentino. A terceira parte propõe ações concretas para a revitalização interna da Congregação. E a quarta se volta para a projeção missionária de nosso carisma para além de nossas fronteiras institucionais. A partir deste texto, serão tecidas as reflexões da semana que está para começar, a fim de que a AG 2016 possa oferecer à Congregação pistas de ação que se mostrem relevantes e encorajadoras para nosso esforço pessoal e comunitário de fidelidade criativa à nossa vocação missionária.
Os trabalhos deste dia foram concluídos com a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Chicago. Amanhã, domingo, teremos tão somente uma celebração eucarística em comunhão com representantes dos ramos da Família Vicentina presentes nesta região dos EUA.
Pe. Mól e Pe. Vinícius
10 de julho – Décimo quarto dia: Eucaristia com a Família Vicentina
O domingo, 10 de julho, foi um dia livre para os assembleistas. Mas antes de irem explorar Chicago ou usar o tempo para um necessário descanso, os membros da assembleia se uniram aos fieis da Paróquia São Vicente de Paulo e a Família Vicentina de Chicago para a celebração da missa do domingo. O Pe. Tomaz, CM presidiu a Eucaristia, e o Pe. Gregory Gay, CM e o Pe. Joe Agostino, CM - Diretor da Oficina Internacional da Família Vicentina, foram os concelebrantes principais.
A música da celebração foi uma mistura de música litúrgica de autores vicentinos e de Chicago. Durante a homilia, o Pe. Tomaz pediu a todos os membros da Família Vicentina – aqueles que pertencem a um ramo específico e aqueles que não, mas que vivem o carisma - que estejamos dispostos para sair e mudar nosso mundo, bem como pediu uma maior colaboração entre os membros para “construir o Reino juntos, como uma família! Este é o único caminho a seguir e a forma para obter resultados efetivos e duradouros”.
Também nos lembrou da necessidade de desenvolver nossa espiritualidade ao redor das cinco virtudes vicentinas: simplicidade, humildade, mansidão, mortificação - para vencer a autorreferência - e o zelo, para continuar a missão de Vicente, a missão de Jesus. Depois da missa, a paróquia ofereceu uma recepção para todos os presentes.
Tradução livre:
(http://ag2016.cmglobal.org/es/2016/07/11/dia-14-10-de-julio-eucaristia-con-la-familia-vicentina/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário