quinta-feira, 25 de maio de 2023

MEDITAR A PALAVRA COM SÃO VICENTE DE PAULO


A Palavra está muito perto de ti: 
em tua boca e em teu coração, para que o ponhas em prática"

 (Dt 30,4).

 O Salvador, sabeis o que meu coração quer dizer; ele se dirige a vós, fonte de misericórdia; vede seus desejos que não tendem senão a vós, não aspiram outra coisa senão a vós, não querem senão a vós. Digamos muitas vezes: "Ensinai-nos a orar'. Concedei-nos, Senhor, este dom da oração; ensinai-nos vos mesmo como devemos rezar. É o que vos pedimos, hoje e todos os dias, com confiança, com muita confiança em vossa bondade" (SV XI, 222).

 

 Itinerário da Oração Mental Vicentino

 I. PREPARAÇÃO

 "É muito importante fazer bem esta preparação, colocando-se devidamente na presença de Deus, porque disso depende todo o desenvolvimento da oração" (SV XI, 405).

 ·         Colocar-se na presença de Deus

Tomo consciência de que Deus me conhece, vê e escuta.

·         Pedir a graça de rezar bem

Oriento para o Senhor meu coração e meus pensamentos.

·         Recordar ou escolher um tema

Leio e medito um texto bíblico ou um texto espiritual.

 "Começai sempre todas as vossas orações pela presença de Deus. Considerai que, embora não vejamos a Deus, a fé nos ensina a reconhecer sua santa presença em toda parte, penetrando intimamente todas as coisas e até mesmo os nossos corações" (SV IX, 4).

 

 II. CORPO DA ORAÇÃO

 1º passo: Natureza | Refletir sobre o tema: o que é, o que ele me sugere, em que consiste tal mistério, virtude ou máxima?

"Se guardardes esta prático, eu vos asseguro que progredireis na virtude mediante os conhecimentos que Deus vos dará. E sentireis os impulsos de seu amor" (SV X, 589).

 2º passo: Motivos | Comprometer o coração: quais as razões que me animam a viver este mistério, a buscar esta virtude ou máxima, a assumir esta atitude?

"A vontade segue a luz do entendimento e se inclina para o que se lhe propõe como bom e desejável" (SV XI, 406).

 3º passo: Meios | Tomar uma resolução prática: como posso ou devo fazer para concretizar a inspiração suscitada na oração?

"Não é suficiente sentir bons afetos. É necessário dar um passo a mais e chegar à resolução de trabalhar, com todo interesse, para adquirir esta virtude, propondo-se a praticá-la e a realizar seus atos. Este é o ponto mais importante e o fruto que se deve tirar da oração" (SV XI, 406).

 

 

 III. CONCLUSÃO

 "Para terminar, demos graças a Deus pelas luzes e graças que nos concedeu na oração e pelas resoluções que nos inspirou. E peçamos sua ajuda para poder executar, o quanto antes, aquilo a que nos propusemos (SV XI, 407).

 ·         Agradecer a Deus pela oração

Dirijo-me diretamente ao Senhor, expressando minha gratidão.

·         Revisar a resolução

Sintetizo o propósito e guardo-o na memória do coração para colocá-lo em prática

·         Oferecer a Deus a resolução

Peço ao Senhor a graça de levar a bom termo o compromisso assumido em sua presença.

 "Sim, meu Deus, eu me proponha a entrar na prática do bem que nos ensinastes. Sei que sou fraco, mas, com vossa graça, tudo posso e tenho confiança de que vós me ajudareis. Pelo amor que vos leva a ensinar-nos vossa santa vontade, eu vos imploro que nos concedais a força e a coragem de realizá-la (SV IX, 10).

Nenhum comentário: