sexta-feira, 30 de abril de 2021

A Oração da Sede - Cardeal Tolentino



Ensina-me, Senhor, a rezar a minha sede

A pedir-te não que a arranques de mim ou a resolvas 

[depressa]

Mas a amplies ainda

Naquela medida que desconheço

E que apenas sei que é a tua!


Ensina-me, Senhor, a beber da própria sede de ti

Como quem se alimenta mesmo às escuras 

Da frescura da nascente 


Que a sede me tornes mil vezes mendigo 

Me ponha enamorado e faça de mim peregrino

Que ela me obrigue a preferir a estrada à estalagem 

E o aberto da confiança ao programado do cálculo


Que esta sede se torne o mapa e a viagem 

A palavra acesa e o gesto que prepara 

A mês aonde partilhamos o dom


E quando der de beber aos teus filhos seja

Não porque tenha a posse da água

Mas porque partilho com eles o que é a sede.


MENDONÇA, José Tolentino. Elogio da sede. São Paulo: Paulinas, 2018, p. 153

Nenhum comentário: