sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Intenções de oração do Papa Leão XIV para o ano de 2026


 

Janeiro: aprofundar a Palavra de Deus

Oremos para que a oração com a palavra de Deus seja alimento para as nossas vidas e fonte de esperança nas nossas comunidades, ajudando-nos a construir uma Igreja mais fraterna e missionária.


Fevereiro: crianças com doenças incuráveis

Oremos para que as crianças que sofrem de doenças incuráveis ​​e suas famílias recebam os cuidados médicos e o apoio necessários, sem jamais perder a força e a esperança.


Março: paz e desarmamento

Oremos para que as nações avancem rumo a um desarmamento efetivo, em particular o desarmamento nuclear, e que os líderes mundiais escolham o caminho do diálogo e da diplomacia em vez da violência.


Abril: sacerdotes em crise

Oremos pelos sacerdotes que atravessam momentos de crise em sua vocação, para que encontrem o acompanhamento de que precisam e para que as comunidades os apoiem com compreensão e oração.


Maio: alimentos para todos

Rezemos para que todos, dos grandes produtores aos consumidores, se comprometam a evitar o desperdício. Que cada pessoa tenha acesso a alimentos nutritivos e suficientes.


Junho: valores no esporte

Oremos para que o esporte seja um instrumento de paz, encontro e diálogo entre culturas e nações, e que promova valores como respeito, solidariedade e crescimento pessoal.


Julho: respeito à vida

Oremos pelo respeito e pela proteção da vida humana em todas as suas fases, reconhecendo-a como um dom de Deus.


Agosto: evangelização nas cidades

Oremos para que, nas grandes cidades, muitas vezes marcadas pelo anonimato e pela solidão, encontremos novas maneiras de proclamar o Evangelho, descobrindo caminhos criativos para construir comunidade.


Setembro: cuidado com a água

Oremos por uma gestão justa e sustentável da água, um recurso vital, para que todos tenham acesso igualitário a ela.


Outubro: saúde mental na Igreja

Oremos para que o ministério da saúde mental seja estabelecido em toda a Igreja, ajudando a superar o estigma e a discriminação contra pessoas com doenças mentais.


Novembro: uso responsável da riqueza

Oremos pelo uso correto da riqueza, para que, não sucumbindo à tentação do egoísmo, ela seja sempre colocada a serviço do bem comum e da solidariedade com aqueles que têm menos.


Dezembro: famílias monoparentais

Oremos pelas famílias que vivem a ausência de mãe ou pai, para que encontrem apoio e acompanhamento na Igreja, e auxílio e força na fé nos momentos difíceis.