O padre Antônio Ferreira Viçoso chegou ao Brasil em 1820. Ele era português, nascido em Peniche, em 13 de maio de 1787. Em 1943, foi nomeado o 7º Bispo de Mariana e da província de Minas Gerais. A diocese de Mariana abrangia todo o Estado de Minas Gerais, àquela época.
O Prof. Maurílio Camello, estudioso da vida de Dom Viçoso, definiu esse santo homem como: “Um líder de seu tempo, um modelo para todos os tempos”.
Pela luta de Dom Viçoso em prol da Educação, por ter reformado, física e pedagogicamente, o Seminário de Mariana e por ter reformado, também, o convento de Macaúbas de Santa Luzia, que se encontrava em péssimo estado de conservação, por ter criado o primeiro colégio feminino regular de Minas Gerais, o Colégio Providência, e ter criado outras casas de formação e abrigos, Dom Viçoso é considerado o maior benemérito da Província Mineira, no século 19.
Além de lutar em prol da libertação dos escravos, Dom Viçoso escrevia e pregava a favor da abolição do regime escravocrata. Publicou artigos, opúsculos, sermões, catequeses e escreveu mais de 500 cartas, que compõem hoje parte do acervo do Arquivo Arquidiocesano de Mariana.
Dom Viçoso faleceu na Cartuxa, em Mariana, um lugar simples e sem conforto, em 07 de julho de 1875, onde, todo o dia 13 de cada mês, às 8h30, há a celebração da Santa Missa, após uma peregrinação que sai da Catedral, às 06h.
Atualmente, a Igreja aguarda mais um milagre comprovado cientificamente de Dom Viçoso para que ele se torne beato e depois santo. Completam-se 149 anos de falecimento desse homem santo que já é venerável e tanto lutou em prol dos menos favorecidos, dos escravos, dos órfãos e das mulheres. Muitos intelectuais o homenagearam com poesia, dentre eles o poeta Carlos Drummond de Andrade, com o poema:
“Santo Particular”
O santo da família
Humilde e forte, quem pode ele
No céu mineiro
Áureo de legendas?
Não é canonizado? Tanto faz.
E é santo à mão: nosso quase vizinho de Mariana.
“Santinhos”, “bentinhos” encarnados
Não reproduzem sua imagem.
Nem verônica nem dia de folhinha
Fazem propaganda deste santo
Mas ele é santo – papai que sabe – afirma.
Dom Viçoso, na alpestre
Cartuxa de Mariana
Fica entre a gente e o Paraíso
Resolvendo os negócios de papai.
Três dicas para trabalhar pela Beatificação e Canonização do Venerável Dom Viçoso.
1. Missa votiva mensal nas comunidades onde tem ligação com ele: Caraça e Mariana, Casas de Formação, etc... a fim de fomentar a devoção ao Venerável. Isso vai revelar e ampliar sua fama de santidade, quesito observado pela Congregação para a Causa dos Santos.
2. Colocar uma caixa de preces diante do quadro dele em alguma igreja, o que motivará as pessoas a rezarem pedindo a Deus, pela intercessão de Dom Viçoso.
3. Distribuição de qualquer relíquia de terceira classe em santinhos (pano tocado no túmulo ou em algo dele). A maioria dos milagres ocorridos no Brasil que levou vários candidatos ao altar se deu por oração e contato de relíquias de terceira classe junto a doentes.
Sigamos em frente. Em breve, Dom Viçoso será reconhecido como santo e poderemos venerar sua imagem nos altares e desfrutar das graças de Deus em nossas vidas por sua poderosa intercessão.
Venerável Dom Viçoso, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário