segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Celebração Eucarística São João Gabriel Perboyre 2023

 




 

 

 

RITOS INICIAIS

Antífona da entrada

Eis uma verdadeira testemunha, que derramou seu sangue pelo Cristo. Não temeu as ameaças dos juízes e conquistou o reino do céu.

João Gabriel Perboyre nasceu em Puech, França, a 5 de janeiro de 1802. E se tornou padre na Congregação da Missão. Trabalhou na formação do clero e também diretor do Seminário Interno. Em 1835, partiu para China onde sofreu o martírio em 11 de setembro de 1840. Foi beatificado a 10 de novembro de 1889 e canonizado a 2 de junho de 1996. Nesta Eucaristia, rezemos pela Congregação da Missão, pelos seus missionários e por todas as suas comunidades, para que, fieis a São Vicente de Paulo sigam Jesus “Cristo evangelizador dos pobres; procurem com todas as forças  REVESTIR-SE DO ESPÍRITO DO PRÓPRIO CRISTO, para adquirem a perfeição conveniente a vocação; SE APLIQUEM A EVANGELIZAR OS POBRES, sobre tudo os mais abandonados; e AJUDEM OS CLÉRIGOS E LEIGOS na sua própria formação e os levem a participar mais plenamente na evangelização dos pobres.” (CC, §1)

Oração do dia

Ó Deus, quisestes que São João Gabriel Perboyre se tornasse insigne pelos trabalhos apostólicos e pela participação na cruz de vosso Filho. Fazei que, à sua imitação, nos associemos aos sofrimentos de Cristo para levar a todos, com alegria, a vossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Seguir Jesus é a missão de todo batizado. Este caminho pode ser atravessado por provações e situações que tragam sofrimento, perseguições e até mesmo ao martírio.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios       4, 7-15.

Irmãos, trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós.  Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; por toda parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos. De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, Conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus.

Palavra do Senhor.

 

Salmo responsorial                                                            Sl 33/34, 2-3.4-5.6-7.8-9

R. De todos os temores o Senhor me libertou.

– Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/seu louvor estará sempre em minha boca. /Minha alma se gloria no Senhor; /que ouçam os humildes e se alegrem! R.

– Comigo engrandecei ao Senhor Deus,/exaltemos todos juntos o seu nome!/ Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu/e de todos os temores me livrou. R.

– Contemplai a sua face e alegrai-vos/e vosso rosto não se cubra de vergonha!/Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido/e o Senhor o libertou de toda angústia. R.

– O anjo do Senhor vem acampar/ao redor dos que o temem e os salva./Provai e vede quão suave é o Senhor!/Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! R.

 

Aclamação ao evangelho                                                       1Pd 4, 14

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

V. Se sofreis injúrias por causa do nome de Cristo, Sois felizes, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vós. R.

 

EVANGELHO

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. 9, 23-26

Naquele tempo, disse Jesus a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim esse a salvará. Com efeito,

de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do Homem também se envergonhará dele quando vier na sua glória, na glória do Pai e dos santos anjos”.

Palavra da Salvação.

 

PRECES DA ASSEMBLEIA 

No final deste dia no qual celebramos a festa de São João Gabriel Perboyre coloquemos nossas vidas nas mãos do Senhor da glória:

 R. Vós sois grande, Senhor, eternamente.

 "Que minhas mãos sejam vossas mãos". Obrigado, Senhor, por ter permitido a nós, seus servos, darmos testemunho de vosso amor através de nossas atitudes neste dia. Aclamemos! R.

 "Que meus olhos sejam vossos olhos". Obrigado, Senhor, por ter colocado em nossos corações a força do vosso Espírito Santo, que nos permite ver-vos em nossos irmãos mais pobres. Aclamemos! R.

 "Transformai minha alma e todas as suas potências". Obrigado, Senhor, pelo dom da vossa Igreja, que todos os dias, pelos sacramentos, nos purifica e nos ajuda a amar-vos melhor. Aclamemos! R.

 "Que possais dizer de mim: eis meu filho muito amado". Obrigado, Senhor, pela Palavra que nós escutamos hoje e que nos convida a nos unirmos a vós em vosso dom total ao Pai. Aclamemos! R.

 "Que possais, Senhor, dizer de mim... nele, eu coloquei todo o meu amor". Obrigado, Senhor, por acolher na paz nossos falecidos, estes homens e mulheres de boa vontade que vós amais e que se apresentam hoje diante de vós. Aclamemos! R.

 

LITURGIA EUCARÍSTICA

Sobre as oferendas

Ó Deus, esta oblação que preparou São João Gabriel Perboyre para enfrentar o combate pela fé nos conceda a nós também contínua constância e fortaleza no vosso serviço. Por Cristo, Nosso Senhor.

 

Prefácio

V . O Senhor esteja convosco.

R . Ele está no meio de nós.

V . Corações ao alto.

R . O nosso coração está em Deus.

V . Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

R . É nosso dever e nossa salvação

PE: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso. Pelo mártir (...), que confessou o vosso nome e derramou seu sangue como Cristo, manifestais vosso admirável poder. Vossa misericórdia sustenta a fragilidade humana e nos dá coragem para sermos as testemunhas de Jesus Cristo, vosso filho e Senhor nosso. Enquanto esperamos a glória eterna, com todos os vossos anjos e santos, nós vos aclamamos, cantando (dizendo) a uma só voz...

Santo, Santo, Santo...

 

Oração Eucarística III

PE: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.

T: Santificai e reuni o vosso povo!

PE: Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo † e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.

T: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

PE: Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ NTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS,PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Eis o mistério da fé!

T: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

PE: Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.

T: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

PE: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.

T: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

PE: Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a virgem Maria, mãe de Deus, os vossos apóstolos e mártires (santo do dia ou padroeiro) e de todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.

T: Fazei de nós uma perfeita oferenda!

PE: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o papa N., o nosso bispo N., com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.

T: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

PE: Atendei as preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.

T: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

PE: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.

T: A todos saciai com vossa glória!

PE: Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.

Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

T: Amém!

 

Antífona da comunhão                                                      1Cor 1, 23-24

Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é o poder de Deus e sabedoria de Deus.

Depois da comunhão

O sacramento que acabamos de receber nos comunique, ó Senhor, aquela força pela qual São João Gabriel Perboyre pôde viver em inocência e conseguir o triunfo do martírio. Por Cristo, Nosso Senhor.

 

Ritos finais

 

Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de São João Gabriel Perboyre vos abençoe, vos proteja de todo o mal,e vos confirme na sua paz.

R. Amém.

 

O Cristo Senhor, que manifestou em São João Gabriel Perboyre a força renovadora da Páscoa, vos torne testemunhas do seu Evangelho.

R. Amém.

 

O Espírito Santo, que em São João Gabriel Perboyre, nos ofereceu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de criar na Igreja uma verdadeira comunhão de fé e amor.

R. Amém.

 

E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.

R. Amém

Nenhum comentário: